Segundo a Cleveland Clinic, dos Estados Unidos, as pessoas que não conseguem dormir devido a dores significativas nas pernas, podem estar com o colesterol alto do tipo ruim (LDL).
Falta de sono, colesterol alto e DAP
De acordo com o portal do Hospital da Luz, a DAP (Doença Arterial Periférica) “caracteriza-se pela obstrução progressiva das artérias, mais frequentemente dos membros inferiores”. Ainda segundo o Hospital da Luz, ela é a principal responsável por grande parte dos eventos cardíacos, a exemplo do infarto do miocárdio, e cerebrovasculares, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Dessa forma, as pessoas que possuem DAP possuem alto risco de morte, onde a porcentagem de risco aumenta 25%.
Como saber se estou sofrendo com DAP?
O primeiro sinal a ser observado no caso da DAP é a claudicação que consiste em uma dor severa na perna causada pelo baixo fluxo de sangue. Um sintoma bastante comum é a dor severa unida com sensação de formigamento, principalmente durante a noite.
Sabe-se que a principal consequência da DAP é a isquemia, que basicamente é a “falta” de sangue e oxigênio para uma região específica do organismo.
O que pode ajudar no caso da claudicação é levantar para se movimentar ou apoiar a perna na parte lateral da cama para obrigar o sangue a fluir pelos membros inferiores (pernas). Vale lembrar que a falta de tratamento da DAP pode resultar na gangrena e até mesmo em uma possível amputação.
Por outro lado, o início do tratamento consiste em mudar o estilo de vida e aderir a hábitos saudáveis, tais como uma dieta balanceada e exercícios físicos, melhorando gradualmente a vida da pessoa tratada.