33 C
Manaus, BR
13 de agosto de 2020
Cidades

Nacer é certificado com selo nacional de gestão e transparência

Uma das principais instituições de acolhimento da Região Norte, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) foi condecorado, nesta semana, com o Selo Doar, concedido a ONGs nacionais para incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência do trabalho realizado. O abrigo é o primeiro do Amazonas no eixo Criança, Adolescente e Abordagem Social a conquistar o selo.

O título foi conferido pelo Instituto Doar após uma criteriosa avaliação de 52 itens, distribuídos em oito categorias: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação e Prestação de Contas e Transparência. Os padrões são baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil.

Para o diretor do Nacer, Cleslley Rodrigues, o recebimento do selo é uma das mais importantes conquistas do abrigo em cinco anos de atuação. “É um fruto colhido através de um trabalho regado a muito amor, empenho e dedicação, que efetivamos todos os dias. O sorriso devolvido nos rostos dos acolhidos, a gratidão das famílias, as oportunidades de recomeços, ressocialização, os direitos garantidos, a dignidade oportunizada e o sentimento de pertencimento que é cada vez mais evidente, dentre outros fatores, são o nosso combustível para continuar, cada vez mais, empenhados nesta luta de tornar o mundo um lugar melhor e cada vez mais inclusivo”, afirma.

Além do reconhecimento ao trabalho desenvolvido, a certificação mostra que o Nacer tem padrão operacional, credibilidade e transparência com os recursos obtidos através de doações. “A credibilidade que este selo nos traz ajudará a captar recursos federais e internacionais, e reforçará a confiança dos nossos doadores locais, que são essenciais para continuarmos proporcionando a inúmeras crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a esperança de um futuro melhor”, destaca Rodrigues.

Sobre a instituição

Localizado no Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus, o Nacer acolhe crianças e adolescentes que sofreram, entre outros casos, com a negligência, o abandono, maus tratos e a gravidez precoce. No abrigo, recebem a assistência necessária até que retornem para a família de origem ou sejam encaminhados para adoção.  Atualmente, 22 acolhidos residem no espaço. 

A instituição ainda é responsável por coordenar o Serviço de Abordagem Social Girassol, que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos da capital. O projeto promove atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

*  Com informações da Assessoria de Imprensa

Publicações Relacionadas

CFC da PMAM retoma atividades e inicia mais uma turma

Fabiane Monteiro

‘Fica na Rede, Maninho’: projeto é lançado com conteúdos virtuais

Fabiane Monteiro

Macaco que matou uma pessoa é condenado à ‘prisão perpétua’

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat