FOTOS: Divulgação Seas

Em março, mulheres nos Centros de Convivência participarão de atividades pelo Dia da Mulher, conscientização sobre câncer de colo do útero, palestras e oficinas

 

Durante o mês de março, o Governo do Amazonas promove diversas ações nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci). Além das comemorações pelo Dia da Mulher, que se estenderão ao longo do mês com atividades de empoderamento feminino, haverá iniciativas de conscientização e combate ao câncer de colo do útero no Março Lilás. O Dia Internacional da Síndrome de Down, em 21 de março, também será destacado. Também, estão previstas palestras sobre bullying como parte dessas ações.

Administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os sete aparelhos públicos, criados para estimular o fortalecimento de vínculos sociais e familiares em várias zonas de Manaus, vai celebrar também a Páscoa com a realização de oficinas de bombons de chocolates com os integrantes dos grupos de convivência; a chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos ovos e o culto com café compartilhado,

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, explica que a programação do mês de março, nos sete centros, está variada, com uma gama de oportunidades aos usuários, desde informações básicas, passando atividades de lazer e de serviços de embelezamento. Desta forma, os profissionais de todos os aparelhos promovem a integração de famílias e comunidades, centralizando todo o trabalho na convivência e sociabilidade da população, fortalecendo vínculos.

Rita Abecassis, destaca ainda que que cada centro está focando a importância do empoderamento feminino, conscientizando sobre o combate ao câncer do colo de útero. Outro tema importante que vai ser tratado é a Síndrome de Down, assim como bulling, que será tratado por meio de palestras nos centros e nas escolas. “Teremos a Operação Átria, que é realizada em nível nacional, cujos centros adotaram e vão promover ações por meio de palestras sobre o combate à violência contra a mulher em parceria com a Procuradoria da Mulher”, disse.

Confira a programação na íntegra

CECF André Araújo, bairro Raiz, Zona Sul

08/03 – Abertura do mês das mulheres como o tema: Mulheres que se inspiram I: Aulão temático de Ritmos e Pilates; Serviços de embelezamento; café compartilhado; distribuição de brindes; dinâmica de autocuidado, música ao vivo, às 9h, na quadra.

11/03 – Dando prosseguimento à programação com o tema: Mulheres que se inspiram II será realizado um aulão de pilates na Lagoa do Japiim. Em seguida terá uma palestra sobre Empoderamento feminino, na lagoa do Japiim. A programação inicia às 9h.

15/03 – Com o tema: Mulheres que se inspiram III, será realizada avaliação física para as mulheres com o Profº Paulo Wanderley, seguida de uma palestra sobre a Saúde da Mulher, às 9h, na quadra.

19/03 – Vai realizar uma palestra sobre bullying na Escola Estadual Milburges de Araújo, situada na Raiz, às 9h.

20/03 – Palestra no CECF sobre a importância da prevenção ao bullying, sala multiuso, às 14h.

21/03 – Oficina do Coelhinho com adereços de Páscoa com as crianças, sala multiuso, às 13h.

22/03 – Oficina para elaboração de ovos de Páscoa artesanais (ovos que serão utilizados para a brincadeira ‘caça ao tesouro’, no dia 26/03), na sala multiuso, às 13h.

25/03 – Culto Ecumênico em alusão à Páscoa, na sala multiuso, às 14h.

26/03 – Chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos Ovos de Páscoa, distribuição de brindes e brincadeiras, na quadra, às 14h.

27/03 – Palestra sobre alimentação Saudável e qualidade de vida, para usuários do CECF André Araújo, Sala Multiuso, às 14h.

CECF 31 de Março, bairro Japiim, Zona Sul

01/03 – Manhã Cultural com Bazar das Empreendedoras e Abertura do Março Lilás com uma palestra com a palestrante Selly Pinto, na área de convivência, das 9h às 12h.

04/03 – Anamnese, diálogo entre o profissional de educação física e participantes das turmas de funcional e pilates na quadra poliesportiva do centro.

FOTOS: Divulgação Seas

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas)