O Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, é comemorado mundialmente em 19 de novembro visando valorizar o papel das mulheres empreendedoras em todo o mundo e destacar a importância de incentivar os empreendimentos liderados por mulheres. Além disso, a data serve como forma de surgimento de novas empresas e desenvolvimento social, que por sua vez, podem contribuir com um impacto significativo para o crescimento positivo da economia brasileira e para a geração de empregos.
O empreendedorismo feminino no Amazonas tem ganhado destaque nos últimos anos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da região. De acordo com dados do Sebrae, em 2021, existem mais de 720 mil empreendedoras no norte do Brasil, representando 8% do número total de empreendedores.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem reconhecido e certificado empreendedoras amazonenses em suas edições recentes, com mais de 70 mulheres se inscrevendo para concorrer ao prêmio no estado. Um exemplo inspirador é o projeto “Elas Empreendedoras”, que conta com o apoio da Eneva e tem transformado a realidade de mulheres e famílias no Amazonas. Apesar das barreiras enfrentadas pelas mulheres, elas têm demonstrado determinação e superação para alcançar o sucesso nos negócios.
A jovem empreendedora Johana Lima, de 21 anos, fundadora da loja Polaroids Moments há cerca de 3 anos é um exemplo claro disso, em entrevista concedida ao portal, detalhou a importância do empreendedorismo feminino no cenário econômico atual. E destacou sobre a visibilidade que muitas mulheres empreendedoras têm ganhando a cada ano no mercado financeiro.
“Acredito que o empreendedorismo feminino tem um impacto significativo na economia, pois contribui para o aumento da produtividade, geração de emprego e renda. Além disso, também transforma as relações sociais, pois mulheres que conseguem alcançar sua independência financeira não precisam se submeter a relacionamentos abusivos e nem depender de terceiros para se sustentar.”
“O lado incrível disso é a contribuição e visibilidade que se dá a questões de gênero, além de inspirar outras mulheres. O empreendedorismo feminino no Brasil vem crescendo significativamente e eu vejo isso como uma grande evolução. Sabemos que as mulheres ainda sofrem com uma série de desigualdades em comparação com os homens no cenário profissional, e presenciar mulheres crescendo e chegando ao topo é inspirador demais”, relatou Johana.
Ao ser questionada sobre como enxerga o atual perfil da mulher empreendedora, Johana pontua o fato da mulher conseguir nos tempos atuais assumir o total controle de sua renda financeira, além de serem capazes de atingir o seu próprio sucesso.
“Uma mulher empreendedora é a chefe da sua própria vida, pois ela assume o controle e aceita a responsabilidade de alcançar seu sucesso e consegue ser várias em uma só, tendo uma certeza mesmo em meio às dúvidas que surgem. As mulheres são inovadoras, determinadas, convictas e muito resilientes”, finalizou Johana Lima.
O empreendedorismo feminino no Amazonas não apenas impulsiona a economia local, mas também promove a igualdade de gênero e fortalece a participação das mulheres no mercado de trabalho. Com iniciativas cada vez mais valorizadas e apoiadas, as empreendedoras amazonenses têm mostrado seu potencial e contribuído para o crescimento sustentável da região.
*Acompanhe as novidades da loja da Johana Lima seguindo a página @polaroidsmoments_
Por: Isabel Cristina