Foto: Divulgação

No turbilhão do cotidiano, as mulheres acabam tendo que enfrentar desafios emocionais que muitas das vezes exigem equilíbrio emocional e resiliência. Neste contexto, a espiritualidade tem se destacado como uma poderosa ferramenta de equilíbrio e fortalecimento emocional, oferecendo um refúgio de paz e orientação em meio à agitação da vida moderna.

Manaus é a quarta capital da Região Norte com maior número de adultos que relataram ter diagnóstico de depressão, de acordo com o mais recente estudo realizado pelo Ministério da Saúde. A capital contabiliza 10,2% de frequência na população acima de 18 anos. Os dados foram coletados a partir de uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vitigel), que entrevistou 27 mil brasileiros. A nível nacional, cerca de 11,3% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter um diagnóstico de depressão, sendo que a maior taxa foi entre mulheres, 14,7% do que homens, com 7,3%.

Uma pesquisa feita por Daniel Freeman, psicólogo da Universidade de Oxford, do Reino Unido, as mulheres têm 40% mais chances do que os homens de sofrerem algum transtorno mental. O estudo foi feito a partir da análise de 12 pesquisas epidemiológicas de larga escala realizadas na Europa, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Portanto, é essencial destacar a importância do equilíbrio emocional e mental do papel transformador que a espiritualidade pode desempenhar na vida das mulheres. 


Para entender um pouco sobre como funciona esse universo, entramos em contato com a especialista em mentoria espiritual, Mirian Cumino. Ela ressalta que o sistema que vivemos conduz as pessoas para distração, isso resulta em um acúmulo imenso de sentimentos, pensamentos e sensações que não tem espaço para razão. Cerca de 90% do público que busca equilíbrio da especialista são mulheres. Segundo ela, a espiritualidade pode auxiliá-las no desenvolvimento do autocontrole emocional e no enfrentamento da rotina.

Foto: arquivo pessoal

 

A especialista pontuou algumas práticas espirituais que são essenciais para mulheres que buscam um equilíbrio emocional, direcionando assim a atenção para si mesmo.

“A espiritualidade é um universo vasto, infinito de possibilidades e completamente individual. As práticas mais comuns que aplico nas clientes, é simples: esteja em um ambiente que possa ficar só e sem interrupções por uma hora, desligue o celular e outros meios de comunicação, sente confortavelmente, respire profundamente, segure e inspire pela boca sempre prestando atenção no ar que entra e sai do seu corpo. Em questão de segundos seus batimentos cardíacos desaceleram, o volume de ar nos pulmões aumentam levando mais oxigênio para todo organismo e principalmente para o seu seu cérebro. Seus pensamentos acalmar, suas emoções aquietam e você raciocina melhor,” relatou a mentora espiritual.

Ainda de acordo com Mirian, a espiritualidade pode ser integrada às estratégias de autocuidado das mulheres, promovendo assim, o equilíbrio emocional e principalmente o autoconhecimento diante das pressões sociais e pessoais. “A espiritualidade está diretamente integrada ao autocuidado, autoconfiança, autoconhecimento, autonomia, autoestima, autocontrole. Espiritualidade é a grande mãe agregadora dos autos”, finalizou Mirian.

Nesse sentido, a espiritualidade não apenas oferece uma ferramenta para lidar com as emoções, mas também se apresenta como um instrumento poderoso para o empoderamento feminino, capacitando as mulheres a assumirem o controle de suas vidas e a encontrarem equilíbrio emocional em um mundo cada vez mais desafiador.


*Para mais informações acompanhem Mirian Cumino nas redes sociais: @miriancumino_ no TikTok, no Instagram e para entrar em contato (11) 99348-0699