Motoristas de aplicativos de transporte de Manaus irão paralisar as atividades de forma geral a partir das 16h desta sexta-feira (04), reivindicando a diminuição no valor da taxa cobrada pela empresa para condutores e os altos preços cobrados aos passageiros. A manifestação promove o desligamento dos motoristas das plataformas Uber, 99 Pop e InDriver, ficando online somente na Urbano Norte. Há a estimativa de mil motoristas aderindo à paralisação e a categoria segue em reunião para definir o ponto de protesto.
Além de reivindicar a baixa do percentual das taxas cobradas aos motoristas, a categoria também manifesta a favor da sua valorização, da segurança, da transferência dos valores cobrados aos motoristas e pela filtragem nas promoções e campanhas enganosas impostas aos condutores.
De acordo com o organizador da paralisação, a intenção não é prejudicar a população, mas sim mostrar a ela as suas necessidades. “De forma alguma desejamos prejudicar o serviço prestado a sociedade que, por conhecer a necessidade da população, o prestamos com toda nossa responsabilidade e dedicação ao serviço Mas vamos, sem dúvida alguma, reivindicar a segurança para motoristas e passageiros”, disse.
O presidente da Associação dos Motoristas de Transporte por Aplicativo, Alexandre Matias, alegou que a paralisação será uma das maiores já feitas, mas acredita que seja um pouco tendenciosa por deixar apenas o aplicativo Urbano Norte funcionando. “Tem que haver uma equiperação com isso. Os principais aplicativos estão fazendo isso gradativamente, ano após ano, chegando com taxas de 35% a 55%, onde tiveram taxas de até 60% detectadas. Essa é uma das maiores manifestações e reivindicações dos motoristas por aplicativo. Essa, a princípio, é tendenciosa porque os organizadores são ligados ao aplicativo Urbano Norte e querem deixar apenas ele – que não está cobrando taxas – funcionando”, disse.
Além disso, o presidente da Associação ressaltou que a Prefeitura de Manaus, comandada pelo prefeito David Almeida, estuda a possibilidade da criação de um aplicativo estatal voltado à população local.