Moradores do bairro Alvorada foram às ruas para protestar contra os novos medidores da Amazonas Energia. A manifestação contra a instalação do equipamento nos postes vem ocorrendo desde da última sexta-feira e seguiu até a manhã desta terça-feira (07), o protesto iniciou assim que as equipes da concessionária chegaram ao conjunto para instalar os novos equipamentos.
Com o objetivo de prestar serviços de manutenção na rede elétrica, a Amazonas Energia emitiu um comunicado informando o desligamento temporário dos serviços de energia nas seguintes localidades do bairro Alvorada 1: Rua Cabral Rolim, Loris Cordovil e Tv. São Roque.
Os atos estão acontecendo de forma pacífica e a população afirma que irá resistir contra a nova instalação. Segundo eles, os valores das contas estão subindo absurdamente.
Conforme o líder comunitário, Kadu Tynoko, a população está revoltada com os valores das contas de energia elétrica e a instalação dos novos medidores e a fiação podem contribuir para um novo aumento.
“Nós não vamos morrer na praia, estamos lutando, se alguém quiser abandonar o barco, vamos estar tocando para frente. Estamos passando em todas as comunidades para pedir as assinaturas para o abaixo assinado contra a Empresa Amazonas Energia, que está querendo instalar esses novos medidores em nosso bairro, isso é um absurdo! Pois esse medidor só gera alto consumo para a comunidade e prejuízo, eu volto a falar, eu volto a salientar, você já imaginou uma pessoa que recebe um salário mínimo?”, disse ele.
Ao ser questionado sobre a mobilização em todas as ruas do bairro, o líder comunitário ressalta a importância do abaixo assinado com as assinaturas dos moradores, e ainda ressalta a falta de emprego dentro da própria concessionária.
“Nós vamos levar essa abaixo assinado a Assembleia Legislativa, ao Ministério Público, iremos em pró da comunidade. Estamos espalhando essas planilhas para que todos possam assinar, não é obrigatório, assine de coração. Se você está se sentindo prejudicado com essa operação, abrace nossa causa, para que a gente dê voz a população e a nossa comunidade. Existe os medidores, imagina quantos deles podem ficar sem emprego, após essa nova implementação, porque é tudo automático, a gente olha para esse lado também”, finaliza ele.
A gerente de uma loja que não podemos identificar, Edileuza Silva, falou com nossa equipe para opinar sobre o protesto e como a concessionária poderia melhorar os serviços.
“Essa mudança vai impactar em tudo, primeiro que o salário mínimo continua a mesma coisa, nao teve aumento como eles irão fazer essa medição? Como nós vamos saber se realmente o que eles estão medindo e o que estamos consumindo?, a gente não tem acesso. A qualidade do que eles nos oferecem não é compatível com o que eles estão cobrando, tem muita queda de energia, na época do verão a energia falta muito, primeiro eles devem se preocupar em disponibilizar um serviço melhor para poder cobrar ao cliente essa alta taxa. Por isso, eu concordo com essa manifestação, devemos reivindicar nossos direitos, a gente tem deveres mas eles também têm obrigações para serem feitas melhoradas”, disse Edileuza Silva.
Os novos medidores estão sendo colocados na parte mais alta dos postes a fim de evitar furtos de energia, mais conhecidos como “gatos”. O sistema de tecnologia de medição inteligente é fornecido pela Landis+Gyr, fabricante de medidores.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da concessionária Manaus Energia, e até o fechamento desta matéria não obtivemos resultado. Através de nota de esclarecimento divulgada nas redes sociais, a empresa Amazonas Energia avisa sobre os novos medidores.