Notícias de que a vacinação de profissionais de Saúde seria suspensa por intervenção do Ministério Público do Amazonas (MPAM), em Manaus, foram postas em algumas redes sociais nesta manhã (01). Com isso, foi realizada uma reunião com órgãos competentes, onde foi decidido a continuação da vacinação, mas que os critérios fossem respeitados.

No início desta manhã, o MPAM, o MPC e a DPU reuniram-se com representantes da FVS, SEMSA e SES com a finalidade de conhecer os critérios e as listas de vacinação dos trabalhadores de saúde, tendo em vista a divulgação de matérias pela imprensa anunciando e convocando todos a se vacinarem a partir de hoje, nos pontos fixos, conforme o mês de nascimento.

Observada a insegurança quanto ao número de doses disponíveis, se suficientes ou não para atender a todos, bem como quanto aos critérios de ordem de prioridade, houve consenso entre os gestores em manter a vacinação para os profissionais que compõem as prioridades já identificadas, nos diversos níveis .

Portanto, não há qualquer determinação dos órgãos de controle no sentido de suspender a vacinação, cujo trabalho nessa fase dá-se para acompanhar o cumprimento das regras do plano nacional de vacinação, com a devida transparência e impessoalidade administrativa, assegurada a necessária agilidade ao processo, comprometida em detrimento de aparentes falhas de organização administrativa.