A assinatura com a Mercedes é um grande negócio para Mick, que ainda espera um retorno à F1 em 2024. Ele fez parte da Ferrari Driver Academy por quatro anos e correu duas temporadas na F1 com a Haas. No entanto, ele agora está lidando com uma mudança total de cenário.
O piloto alemão terá uma agenda lotada, com trabalho regular no simulador para ajudar no desenvolvimento do Mercedes W14 F1 2023 e participar de todos os Grandes Prêmios nas pistas. Embora possa parecer estranho e muito inesperado para a Ferrari ter dispensado Schumacher apenas para assumir um papel fora da pista em outro lugar, precisamos lembrar que a equipe italiana conta com Antonio Giovinazzi.
Mick definitivamente deveria ter um papel mais focado na Mercedes. Seu programa de simulador e trabalho na pista lhe darão responsabilidades e oportunidades significativas. Além disso, ele tem todos os benefícios de trabalhar em uma equipe que tanto conquistou nos últimos anos, com oito títulos consecutivos de construtores.
Quando Mick perdeu sua vaga na Fórmula 1, ele disse que queria provar que todos que não acreditavam nele estavam errados e voltar ao grid em 2024. Ainda assim, onde ele faria isso é uma coisa amplamente especulativa. No entanto, achamos que são duas opções genuinamente sérias e, embora Mick possa esperar muito da equipe alemã, os Silver Arrows não são uma opção para ele.
Atualmente, Schumacher está muito longe de parecer digno de tal oportunidade. De qualquer forma, espera-se que o heptacampeão mundial Lewis Hamilton assine um novo contrato de vários anos com a Mercedes, já que o atual expira no final da temporada de 2023. Enquanto isso, George Russell é a escolha futura de longo prazo da equipe.
Ainda assim, uma das rotas mais emocionantes abertas para Mick, porém, é ser considerado pela Audi como candidato para sua equipe de trabalho em 2026. A Audi já deixou claro o quanto eles querem um piloto alemão para o projeto. Se eles continuarem falando sério sobre isso no futuro, então Schumacher é o único candidato real. Em 2026, ele terá experiência suficiente. Além disso, Nico Hulkenberg terá 38 anos, então suas chances são baixas.
A Alfa Romeo colocará Valtteri Bottas e Guanyu Zhou por mais uma temporada em 2023. Ainda assim, o acordo entre a Sauber e a Alfa Romeo termina no ano que vem e, a partir desse ponto, a influência da Audi pode começar a aparecer. Como resultado, trazer Schumacher de seu papel de piloto reserva daria ao time a chance de prepará-lo para 2024.
Podemos ver um membro da família Schumacher pilotando um Mercedes F1 novamente um dia, mas as chances são pequenas. Ainda assim, seja qual for o futuro, Mick pilotando para a equipe alemã terá valor real se ele fizer um bom trabalho.