Desde que o filme Tubarão (1975) chegou às telonas, muita gente fica aterrorizada só de pensar em encontrar um desses peixes enormes debaixo d’água. Será que devemos nadar desesperadamente ou ficar parado como uma estátua? Um vídeo compartilhado no TikTok no último domingo (21/8) traz uma especialista dando dicas de como agir quando se encontra um tubarão-tigre.
A gravação que se tornou vitral na plataforma chinesa é narrada pela tiktoker e mergulhadora profissional americana Kayleigh Grant, que possui vários vídeos nadando ao lado de tubarões.
Antes de mais nada, é preciso lembrar que não se deve aproximar de animais silvestres, ainda mais os que trazem riscos. A primeira dica de Kayleigh é para não incomodar os tubarões. Ela também deixa claro que espécies diferentes podem reagir de maneiras diferentes.
No vídeo, ela mostra a colega mergulhadora Andriana Fragola dando exemplo do que fazer quando se está de frente para um enorme tubarão-tigre. Primeiro, nunca se deve debater na água, tentando fugir da ameaça que vem em sua direção.
“Andy [Andriana] está demonstrando por que não queremos mergulhar e nadar para longe dos tubarões. Bater as pernas nadando para longe imita o que a presa faz. Quando estamos lidando com predadores como tubarões, também queremos agir como um predador”, comenta a tiktoker na gravação viral.
Na demonstração, Andriana se vira para encarar o tubarão, olhando diretamente nos olhos dele, enquanto ele se aproxima.
“Então, o que você realmente deve fazer é virar, encarar o animal e manter contato visual. Com os tubarões-tigre, você pode colocar a mão no topo da cabeça deles e empurrar suavemente para baixo. Isso os redirecionará para longe de você”, explica Kayleigh Grant no TikTok.
Em outra publicação na plataforma chinesa, a mergulhadora profissional revela que, para muitas espécies de tubarão, uma ótima dica é colocar algo entre você e o animal para afastá-lo.
No vídeo compartilhado na última quarta (24/8), Kayleigh mostra uma mergulhadora usando uma câmera grande para incentivar o tubarão a ir em uma direção diferente. Se isso não for possível, ela recomenda usar o pé de pato (nadadeira) para afastar o peixe – embora a especialista deixe claro que isso provavelmente não funciona para tubarões maiores.
Em entrevista ao site britânico LAD Bible, Kayleigh Grant conta que tubarões não são tão perigosos quanto as pessoas pensam e geralmente não ligam para os humanos.
No entanto, ela diz que não é aconselhável se aproximar deles, pois são predadores incrivelmente poderosos.
“Os tubarões não são monstros comedores de homens como os filmes e a mídia retratam, e geralmente não estão interessados em humanos. Se você for abordado por um tubarão, meus vídeos mostram o que pode ser feito. Para quem quer nadar com tubarões, recomendamos sempre ir com um guia treinado para interagir com esses animais”.
*Trendsbr