Se tem uma ferramenta de comunicação que já conquistou o coração de milhões de pessoas em todo o mundo, essa ferramenta é o WhatsApp.
E não é para menos, já que ele oferece alguns recursos incríveis e inovadores que facilitam bastante a vida dos usuários. Dá para se comunicar com amigos, família, colegas de trabalho e muito mais, tudo de forma gratuita!
Mas como nem tudo é um mar de rosas, há algumas desvantagens quando se trata do WhatsApp. Hoje queremos falar sobre algo que pode estar afetando a sua saúde: o uso excessivo do WhatsApp.
Sabemos que é muito fácil se perder na plataforma e ficar horas e horas conectado, mas já parou para pensar que isso pode ser prejudicial? Alguns estudos apontam que o vício em redes sociais tem crescido bastante, e o WhatsApp não fica de fora.
Confira a seguir as informações que trouxemos!
Doença causada pelo whatsapp
Sabia que passar muito tempo no celular pode causar doenças? É isso mesmo! O WhatsApp está trazendo alguns malefícios para a saúde quando não é usado com moderação.
Além de afetar as relações com as pessoas, o uso excessivo do mensageiro está gerando um significativo aumento no número de doenças físicas.
Justamente por isso, uma médica especialista espanhola identificou um problema chamado de “WhatsAppitis”, que pode ser causado pela má utilização do aplicativo.
Ela até divulgou um artigo no jornal The Lancet, que fala sobre assuntos médicos, onde explica tudo e conta sobre um paciente que contraiu a doença.
A médica explica que ao enviar muitas mensagens com as mãos e polegares repetidamente, é possível acabar desenvolvendo uma lesão chamada Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
Essa doença pode causar dor e inflamação na região afetada, podendo até mesmo limitar a capacidade de realizar atividades do dia a dia.
Conheça os principais sintomas da doença causada pelo Whatsapp
Você adora usar o seu celular e o WhatsApp o dia todo, não é mesmo? Mas fique de olho nos sinais que o seu corpo pode estar dando de que está precisando de um tempo longe dessas tecnologias.
Alguns sintomas bastante comuns são: formigamento nas mãos, inflamação, dificuldade para mover os dedos, dores nos braços e dedos, cansaço muscular, além da sensação de dormência ou até mesmo cãibras, assim como alteração de temperatura e também aumento da sensibilidade, sem esquecer da redução de movimento.
Não se preocupe, se você sentir algum desses sintomas, é hora de relaxar um pouco e cuidar do seu corpo.
Que tal dar uma caminhada ao ar livre ou ler um livro sem precisar do celular ao lado? Pequenas pausas fazem bem para a mente e para o corpo.