Em “A espera: O guia definitivo para a saúde reprodutiva e o sucesso da gestação”, escrito em parceria com a Dra. Paula Fettback, o Dr. Alfonso Massaguer fala de esperança para milhares de casais que tentam realizar o sonho de ter um filho e não conseguem.
Ao mesmo tempo que tenta desmistificar os preconceitos em relação à infertilidade, o médico, que dirige as clínicas Mãe e Engravida em São Paulo, revela as dificuldades enfrentadas junto à sua esposa, Patrícia, em sua jornada para se tornarem pais. Patrícia lidava com diversos desafios, como ovários policísticos e um útero inapto, que levaram o casal a optar pela fertilização in vitro (FIV). Após três tentativas e vários obstáculos, incluindo o nascimento prematuro do primeiro filho, Nicolas, o casal alcançou finalmente o sonho.
O relato começa com uma memória afetiva de Massaguer: “Meus pais moravam em frente a uma casa onde vivia um casal que enfrentava a infertilidade”, conta ele, destacando como essa experiência moldou sua carreira na ginecologia e obstetrícia.
Toda essa história pessoal potencializou o trabalho do médico, ao assumir o lugar de fala e ter empatia quanto a dor dos casais que buscam ajuda. Dr. Alfonso Massaguer se aproxima do paciente quando desfaz mitos comuns sobre a infertilidade e oferece informações valiosas para quem deseja ser pai ou mãe. “A resiliência e, principalmente, a esperança foram fundamentais para que Patrícia e eu conseguíssemos atravessar essa fase juntos”, reflete o médico.
Hoje, Nicolas, com cinco anos, é um garoto saudável e já tem até um irmãozinho, Marc. “Após passar por duas experiências tão distintas, posso afirmar que meus papéis de homem, marido, médico, pai e paciente se misturaram”, conclui Massaguer, oferecendo uma visão única sobre os desafios da gestação.