Foto: Franck Fife/AFP

Mbappé vai para seu último ano no PSG. Ao menos é o que garante os jornais L’Equipe, New York Times e o jornalista especializado em mercado do futebol, Fabrizio Romano. O atacante enviou carta ao clube nesta segunda-feira e formalizou o seu desejo de não ativar a renovação por mais uma temporada prevista em seu contrato. Ele, portanto, deve deixar o time em junho de 2024.

A intenção de Mbappé de não cumprir o acordo até 2025 havia sido noticiada pelo L’Equipe há alguns dias. Nesta segunda, o atacante tornou oficial o seu desejo e pegou a diretoria de surpresa. Se não ativar a renovação automática, o francês pode assinar um pré-contrato com qualquer time a partir de janeiro de 2024.

O PSG ficou “surpreso e frustrado” com a notícia. O clube se vê com duas opções diante da postura de Mbappé: negociá-lo na atual janela de transferências para não perdê-lo de graça, ou elaborar um novo contrato com o craque.

Mbappé renovou o seu contrato no ano passado, quando esteve perto de ir para o Real Madrid. Com o maior salário do futebol à época, o PSG o convenceu a estender vínculo por mais dois anos, com opção de renovação por outra temporada. Publicamente, o atacante posou com camisas que exibiam o ano 2025. Mas ele não quer ficar no time até lá.

A notícia surge dias após viralizar um vídeo do presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Na imagem, o dirigente é abordado por torcedores que o perguntaram se iria contratar Mbappé. O espanhol responde: “Sim, mas não este ano”.

Sinais do divórcio

Recentemente, Mbappé foi perguntado sobre o seu futuro. Ao receber o prêmio de craque do Campeonato Francês, o atacante se limitou a dizer que cumpriria seu último ano de contrato, mas evitou falar sobre qualquer decisão além disso. Ele sequer citou o ano opcional a mais no PSG.

Em outubro, pouco depois de renovar seu contrato, a imprensa francesa repercutiu a insatisfação de Mbappé no PSG. O atacante se sentia traído com algumas promessas não cumpridas após o novo acordo. A informação foi rapidamente negada pela diretoria do clube, mas não pelo jogador.

Em abril deste ano, o atacante se manifestou publicamente contra uma campanha realizada pelo PSG, na qual ele aparece como protagonista. Mbappé disse que o time não é “Kylian Saint-Germain”, ao indicar que apenas a imagem dele era ressaltada.

Mbappé está com a seleção da França e, nesta sexta-feira, encara Gibraltar pela terceira rodada do Grupo B das eliminatórias da Eurocopa

Fonte: Ge