O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu que Belém, capital do Pará, será a sede da 30º edição da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em 2025, caso o Brasil seja, de fato, escolhido para sediar o evento.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) em coletiva pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). “O presidente Lula escolheu Belém, ao reafirmar a candidatura do Brasil para sediar a COP-30”, declarou o governador, após participar de uma reunião com o presidente, em Brasília.
Ao participar da COP em 2022, que foi realizada no Egito, Lula declarou à imprensa que iria pleitear junto à Organização das Nações Unidas (ONU) que a edição de 2025 do evento fosse realizada na Amazônia. Na ocasião, o político citou Pará e Amazonas como aptos a sediarem a conferência.
“Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região, para que as pessoas possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta e não apenas a partir de uma cultura através de leitura”, disse Lula à época.