Dia das Mulheres: conheça a história de uma mãe solo que teve várias profissões na sua vida

Dia 08 de março, é celebrado o Dia Internacional Mulher, data que acabou sendo símbolo das conquistas que as mulheres efetivaram no século X.  A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta do direito das mulheres. 

Um projeto de lei que fala sobre empreendedorismo feminino para mulheres sem renda financeira. O empreendedorismo feminino possivelmente é a única alternativa para a triste realidade de mulheres solteiras com filhos e sem acesso à creche. Como a empreendedora faz o seu próprio horário de trabalho, seria muito mais fácil conciliar trabalho e criação dos filhos. Aprovação do Projeto de Lei nº 2.458, de 2019.

No Brasil, segundo estudo da consultoria Grant Thornton, elas ocupam apenas 38% dos cargos de liderança. O assunto, contudo, é urgente: estudos comprovam que a equidade de gênero nas organizações é capaz de ampliar receitas e permitir avanços substanciais em temas como governança, sustentabilidade e equidade salarial.

Para comemorar essa data, conversamos com a Isa Barbosa, uma mãe solo de 2 filhos e Empresária, dona de um Lava Jato, localizado no bairro Compensa 1, mas, antes já teve algumas profissões. Em conversa, ela nos contou um pouco da sua história, “Eu tenho 2 filhos, e um deles é adotado. Eu já tive várias profissões, já trabalhei na locadora, em uma pizzaria, restaurante, e também já fui decoradora de festa. Atualmente eu sou dona de um Lava Jato que existe há 3 anos”, disse ela.

Ela nos contou um pouco dos seus filhos, e também diz como foi a doação do seu primeiro filho. “Eu adotei um filho da amiga da família, por ela não ter condições de cuidar da criança, por conta da sua necessidade especial, então resolvi adotar o bebê que na época tinha 3 anos, que perdeu a mãe logo em seguida tive meu filho, me separei do meu marido quando meu filho tinha 1 ano de idade, e resolvi começar a faculdade de Contabilidade na Nilton Lins, e na época eu tinha 33 anos”.

A Isa disse que o Dia das Mulheres é uma data muito importante para as mulheres que se dedicam e se esforçam para fazer do mundo um lugar melhor. “Essa data é muito importante para nós mulheres e para todas as mulheres nesse mundo.” finalizou a empresária. 

Por que incentivar o empreendedorismo feminino?

O Instituto Rede Mulher Empreendedora, que é a frente social da Rede Mulher Empreendedora, faz pesquisas anuais sobre o empreendedorismo feminino. A sétima edição do estudo, realizada de forma online em 2022, mostrou que a maior parte das mulheres empreendedoras é mãe, negra, tem entre 35 e 40 anos, pertence à classe C e tem escolaridade até o ensino médio. O estudo revela também que a maioria dos empreendimentos femininos nasceu nos últimos cinco anos, sendo 55% deles ligados à venda de produtos e 32% à prestação de serviços.

Ainda de acordo com a pesquisa do Instituto, 38% das mulheres que empreendem vivem na periferia e abriram um negócio por necessidade nos últimos dois anos.