O presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá receber apenas visitas de familiares a partir desta quarta-feira (11), informou o médico Roberto Kalil Filho, por meio da assessoria de imprensa da Presidência. Reuniões e encontros políticos estão proibidos durante o período de internação. O cardiologista disse, ainda, que Lula está “acordado, sentado e conversando”. Ao ser questionado sobre a possibilidade de Lula deixar a UTI na próxima quinta-feira (12), Kalil respondeu que “não sabe” e que “cada dia é um dia”. Na véspera, a equipe estimou que o presidente ficaria de 48h a 72h na UTI.
Apesar da boa evolução no pós-operatório, Lula permanece com o dreno. O médico comentou que o que está saindo do dreno está “dentro do esperado”. Ele informou que deve ser realizada uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira. A assessoria do Sírio-Libanês confirmou a coletiva, mas disse que o horário ainda não foi definido.
A assessoria da Presidência informou também que uma foto que está circulando nas redes sociais mostrando supostamente o presidente com a cabeça enfaixada é falsa e “uma montagem tosca”. O presidente foi hospitalizado na segunda-feira à noite para realizar uma cirurgia de emergência, com o objetivo drenar um hematoma localizado entre o crânio e o cérebro. Essa condição foi resultado de uma queda que Lula sofreu em casa no mês de outubro.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Carol Santos