Um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu a região do vulcão Cumbre Vieja , em La Palma, na Espanha, na noite de terça-feira (19). O tremor foi o maior já registrado desde o início da erupção do vulcão , que já dura mais de um mês.
Desde o novo tremor, a nova boca eruptiva que se abriu na última sexta-feira, ao sul do cone principal, começou a emitir piroclastos e cinzas, informou o Instituo Geográfico Nacional Espanhol.
🌋 La boca de la ladera sur del #VolcandeLaPalma comienza a expulsar material piroclástico. Video grabado desde la estación total del #IGNSpain @CabLaPalma @mitmagob @DgCanarias @IGME1849 @IGeociencias @VolcansCanarias @RTVCes @112canarias @UMEgob @guardiacivil @proteccioncivil pic.twitter.com/Fb5ILsFjgW
— IGN-CNIG (@IGNSpain) October 20, 2021
A lava do Cumbre Vieja segue avançando. Em novas imagens divulgadas pelo Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), áreas urbanas do bairro La Laguna aparecem ameaçadas. Um posto de gasolina e uma escola pública foram esvaziadas.
O vulcão entrou em erupção em 19 de setembro, mas já está considerado em fase de estabilidade. Apesar da destruição física provocada – estima-se que 742 hectares tenham sido atingidos e maisl de dois mil prédios destruídos – a Espanha teve sucesso nos atendimentos de emergência e não registrou nenhuma morte ou ferimento em decorrência das erupções.