O primeiro julgamento do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump acontecerá em 4 de março de 2024, anunciou nesta segunda-feira (28) a Justiça norte-americana.
Na data, Trump comparecerá a um tribunal em Washington para ser julgado pela acusação de ter conspirado para alterar o resultado das eleições de 2020, quando ele perdeu para o atual presidente, o democrata Joe Biden.
O caso é um dos quatro processos pelos quais Trump responde na Justiça. Ele foi o primeiro ex-presidente dos EUA a se tornar réu.
A data estabelecida nesta segunda contraria a defesa de Trump, que queria muito mais tempo para que o julgamento acontecesse.
Os advogados do ex-presidente pressionaram para que o caso fosse julgado apenas em abril de 2026 e, como argumento, afirmaram que precisavam de tempo para analisar as 12,8 milhões de páginas de provas contra seu cliente.
Mas a juíza distrital responsável pelo caso avaliou que é preciso agilidade.
“O público tem direito a uma resolução rápida e eficiente desta questão”, disse a juíza distrital dos EUA, Tanya Chutkan.
A data é também véspera da chamada “Superterça”, um dos dias mais cruciais nas eleições norte-americanas, quando o maior número de delegados está em disputa – no sistema eleitoral dos EUA, os votos se convertem em delegados, que são os que escolhem o presidente.
As eleições nos Estados Unidos, nas quais Donald Trump é pré-candidato pelo Partido Republicano, acontecerão em novembro de 2024. Apesar dos processos, Trump tem o direito de concorrer e até de tomar posse, caso seja eleito – ele poderia governar de prisão domiciliar.