Pesquisa publicada na ‘Early Years’ mostra que jogos baseados em números, como Monopólio e Reversi (ou Othello), têm impacto positivo no aprendizado de crianças de 3 a 9 anos.
Jogos de tabuleiro baseados em números, como Monopólio e Reversi (também conhecido como Othello), ajudam as crianças mais novas a melhorarem o seu desempenho em matemática. A conclusão é de uma ampla pesquisa publicada sobre o tema ao longo dos últimos 23 anos.
🥇 Benefícios: Os jogos já eram conhecidos por contribuir para o aprendizado e o desenvolvimento, incluindo a leitura e alfabetização.
🎲 Ajuda com números: Agora, o estudo publicado na revista “Early Years” concluiu que, para crianças de 3 a 9 anos, o formato dos jogos baseados em números também contribui para aprimorar a habilidade de:
🃏 Sob supervisão: Segundo os pesquisadores, o ganho na aprendizagem acontece quando as crianças brincam com esse tipo de jogo algumas vezes na semana sob a orientação de um professor ou adulto treinado.
📈 Resultados da pesquisa: Houve ganho significativo nas habilidades de matemática em mais de 52% das tarefas analisadas. Quase um terço (32%) das crianças tiveram desempenho melhor depois de participar de sessões de jogos.
Diferença entre jogos
- Jogos em que os participantes se revezam para mover peças em um tabuleiro diferem daqueles que envolvem habilidades específicas ou apostas.
- As regras dos jogos de tabuleiro são fixas (limitando o que os jogadores podem fazer) e os movimentos das peças geralmente determinam a jogada.
Segundo o pesquisador, que trabalha na Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago, os jogos de tabuleiro, raramente usados na fase pré-escolar, podem ser facilmente adaptados para incluir objetivos de aprendizagem relacionados a habilidades de matemática.
Como foi o estudo
O estudo baseou seus achados na revisão de 19 estudos publicados de 2000 para cá envolvendo crianças de 3 a 9 anos. O objetivo era compilar as evidências científicas disponíveis sobre os seus efeitos nas crianças.
Com exceção de um, todos focaram na relação entre jogos de tabuleiro e habilidades matemáticas.
O desempenho foi medido em quatro categorias, incluindo competência numérica básica, como a habilidade de dizer os números, e compreensão númerica básica, como “nove é maior do que três”.
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