A primeira-dama Janja Lula da Silva antecipou sua viagem e já está em Nova York, onde vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 79ª sessão da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entretanto, Janja tem uma agenda própria e participa de uma série de compromissos. Lula chega aos Estados Unidos no sábado.
Leia Mais
Rui Costa rebate governadores sobre atraso em ações para evitar queimadas
Governadores citam ajuda ao RS para cobrar mais apoio para a região Norte no combate às queimadas
Defensoria quer revogação de medida que impede ingresso de imigrantes sem visto
Nessa quinta-feira (19), a primeira-dama compareceu ao evento Trilha de Finanças do G20 e as Mulheres, que abordou a busca pela igualdade e empoderamento das mulheres para a construção de um mundo justo e sustentável.
Na sexta-feira (20), ela participa do evento “Economias justas, inclusivas e antirracistas para não deixar ninguém para trás”, prevista para acontecer na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
No sábado (21), estará em um encontro promovida pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Universidade de Columbia.
Na semana seguinte, além de acompanhar Lula em compromissos do presidente na ONU, Janja comparecerá, na segunda-feira (23), a um evento sobre como mulheres líderes no setor financeiro podem impulsionar uma transição climática justa, promovendo também a igualdade de gênero, e outro relacionado ao compromisso das primeiras-damas no desenvolvimento da primeira infância.
Agenda presidencial
Lula chega na cidade norte-americana no sábado (21). Na agenda em Nova York, estão previstos diversos pronunciamentos públicos, como na Cúpula do Futuro, que reunirá chefes de Estado e governo dos 193 Estados-membros da ONU. Também deve discursar na Assembleia Geral e no G20.
No domingo, dia 22, o presidente participará da primeira sessão da Cúpula do Futuro, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, sendo o segundo orador previsto para discursar. A Cúpula será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro.
Silvio Almeida é o 6° ministro que deixa governo Lula em menos de 2 anos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Janja chega a Nova York antes de Lula e cumpre agenda paralela ao presidente no site CNN Brasil.