26.3 C
Manaus, BR
17 de junho de 2021
Agronegócio Destaques

Itacoatiara: Curso de manipulação de alimentos beneficia 15 produtores

Com objetivo de qualificar agricultores de Itacoatiara-AM, o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), realizou o curso de capacitação para manipuladores de alimentos na produção de doces, geleias e compotas de frutas.

A capacitação foi realizada na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no município a 176 quilômetros de Manaus. A ação gratuita foi realizada na quarta-feira (13/05), e beneficiou 15 produtores rurais da cidade.

“Além dos hábitos básicos de higiene, que já fazem parte do nosso dia a dia, como lavar as mãos antes de manipular os alimentos, não tossir e espirrar sobre eles, o curso também nos ajudou com várias outras dicas importantes que irá contribuir muito para uma melhor produção”, relatou a produtora de ovos, méis, doces artesanais e pães, Andréa Medeiros.

Foram disponibilizados para os participantes um manual individual sobre como manipular os alimentos e as frutas in naturas para a realização da aula prática. O curso teve a durabilidade de um dia e foi ministrado pela nutricionista da ADS, Adriane Andrade, que na ocasião, falou sobre o evento.

“Durante o curso, os produtores aprenderam a fazer o reaproveitamento dos alimentos sem gerar desperdícios, isso é um ganho tanto para os produtores que terão 100% de seus produtos utilizados, quanto para o consumidor final, que obterá um produto de qualidade na mesa” explicou.

Pioneirismo – A ação é o primeiro movimento da ADS com objetivo de transformar os alimentos em negócio sustentável, agregando valor na vida dos produtores. A iniciativa tem foco em capacitar agricultores no aproveitamento das polpas de frutas e na produção de doces e compotas de qualidade.

O curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário de Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e com a Secretária de Assistência Social da Prefeitura da cidade.

Mais cursos – No dia 26 de maio de 2021, será realizado o curso de Produção de Produtos Orgânicos. A aula teórica será realizada de 8h às 12h, na sede do Senac de Itacoatiara. A prática será realizada de 13h às 17h, na rodovia AM-010, km 7.

“Para este segundo curso, as vagas já foram esgotadas. Porém, estamos trabalhando conforme a necessidade dos produtores, caso tenha mais pessoas interessadas, faremos a solicitação de mais cursos”, disse a gerente da ADS no município, Giovanna Miglioranza.

FOTOS: Divulgação/ADS

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas

Publicações Relacionadas

Investidores se preparam para apuração demorada da eleição nos EUA

Redacao

Ipea divulga propostas para acelerar desenvolvimento após pandemia

Francisco Araujo

Bolsa Família: governo suspende revisão cadastral por mais seis meses

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat