O médico indígena Dr. Israel Tuyuka (PDT) desistiu de concorrer como pré-candidato à Prefeitura de Manaus. A decisão foi anunciada, na madrugada desta quinta-feira (04), pelo político em suas redes sociais. No comunicado, ele declarou que vai concorrer ao cargo de prefeito de São Gabriel da Cachoeira (que fica a 852 quilômetros da capital amazonense), após identificar problemas sociais na sua cidade natal.

O médico intensivista concorreu nas eleições de 2022 para o cargo de governador do Amazonas, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Tuyuka disse que disputará a prefeitura de São Gabriel com o intuito de honrar a família e os moradores da cidade. “A atual situação social, econômica, educacional, da saúde e cultura de nossos familiares no município fez-me tomar essa decisão importante. Sinto que chegou o meu momento de cuidar de cada um(a) de vocês como merecem, com respeito e consideração. Uma coisa tenham certeza: Jamais os decepcionarei”, frisou em nota. 

Mais cedo, a imprensa local publicou algumas informações alegando que o próprio PDT havia desistido de lançar Tuyuka e teria fechado acordo na manhã desta quinta-feira (4) com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) para a disputa eleitoral de 2024.

No entanto, ao ser questionado pela equipe de jornalismo do portal Amazônia Press, o presidente estadual do PDT, Luiz Castro, declarou que o diretório conversou com David Almeida, Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (UB), mas que com o atual prefeito, a conversa não se concretizou.

“Não fechamos entendimento com Davi Almeida. Estamos dialogando com Marcelo Ramos e Roberto Cidade”, disse.

Confira a nota completa publicada por Israel Tuyuka:

“Meus caros parentes indígenas e não indígenas de São Gabriel da Cachoeira, AM! Eu sou para alguns Professor e para outros Dr Israel Tuyuka (médico). Decidi participar da disputa eleitoral para Prefeito de SGC nas eleições municipais de 2024 pelo PDT 12. A atual situação social, econômica, educacional, da saúde e cultural de nossos familiares no município fez-me tomar essa decisão importante.

Sinto que chegou o meu momento de cuidar de cada um(a) de vocês como merecem, com respeito e consideração. Uma coisa tenham certeza: Jamais os decepcionarei. Farei de tudo para dar o meu melhor no uso correto do dinheiro público e com muita honestidade. Tenho meu nome, a minha família e cada um de vocês para honrar.

Por isso, para que no futuro próximo isso aconteça, a partir de agora, coloco-me como pré-candidato a Prefeito de SGC. E, aproveito o ensejo, para convidar toda a população de SGC a se juntar ao nosso sonho que poderá se tornar realidade. Tudo depende de cada um de nós. Abraços a todos!”, diz a nota.