A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 50% em julho, de acordo com pesquisa divulgada pelo Ipec nesta quinta-feira (11). O resultado aponta uma oscilação positiva de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado em março deste ano.
Por outro lado, 44% desaprovam o chefe do Executivo, o que indica uma queda de um ponto percentual – dentro da margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos – em relação a março.
Já 6% não souberam ou não responderam ao levantamento.
Leia Mais
Ipec: avaliação positiva do governo Lula sobe para 37%; negativa fica em 31%
Lula quer “previsibilidade” nos preços da Petrobras, mas concordou com reajuste
“Se não é a ideal, é a possível”, diz Lira após aprovação da reforma tributária
Foram ouvidas 2.000 pessoas em 129 municípios entre os dias 4 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Aprovação do presidente Lula
Aprova: 50% (era 49% em março)
Desaprova: 44% (era 45% em março)
Não sabe/Não respondeu: 6% (idem em março)
Avaliação do governo Lula
Ainda de acordo com o instituto, a avaliação positiva do governo Lula subiu para 37%, enquanto 31% avaliam negativamente e outros 33% consideram a gestão petista regular.
O resultado indica uma melhora de quatro pontos percentuais — acima da margem de erro.
A avaliação positiva se refere aos entrevistados que classificaram a gestão do presidente como ótima (14%) ou boa (23%); a negativa, àqueles que consideram ruim (9%) ou péssima (22%).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ipec: aprovação de Lula é de 50%; 44% desaprovam presidente no site CNN Brasil.