Arte CNN

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (31) indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), os dois candidatos à frente na corrida eleitoral para a Presidência, mantiveram estabilidade entre o eleitorado feminino.

Na pesquisa estimulada para o primeiro turno, Lula tem 45% das intenções de voto entre as mulheres, e Bolsonaro, 29%. Ambos oscilaram um ponto percentual para baixo em relação ao último levantamento do instituto, publicado em 17 de agosto.

A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A preocupação com o desempenho de Bolsonaro entre as mulheres aumentou em sua equipe de campanha depois do debate no domingo (28), organizado pela TV Bandeirantes em parceria com Folha de S.Paulo, UOL e TV Cultura.

Bolsonaro foi criticado pelas candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) pela resposta dada à jornalista Vera Magalhães durante o programa.

Os outros candidatos somam 13% entre o eleitorado feminino, mesmo número obtido pelo grupo que abrange “branco/nulo/não vai votar”.

As mulheres são maioria no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados em julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,1% da população brasileira em 2021 era do sexo feminino. O dado representa 4,8 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil.

Em relação ao eleitorado apto a votar em outubro, as mulheres representam 53%. São mais de 82 milhões de eleitoras.

Primeiro turno

Intenção de voto entre mulheres.

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 45%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 29%
  • Outros – 13%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 13%

A pesquisa indica também que Lula aumentou a vantagem entre os jovens, enquanto Bolsonaro avançou no eleitorado de 35 a 44 anos.

Em relação ao último levantamento, de 17 de agosto, o ex-presidente petista cresceu três pontos percentuais entre os jovens, enquanto o presidente caiu quatro pontos na mesma faixa etária. Na pesquisa desta quarta, Lula tem 45%, e Bolsonaro, 30%.

Primeiro turno

Intenção de voto entre eleitores de 16 a 24 anos.

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 45%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 30%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 13%
  • Outros – 12%

Já no eleitorado de idade entre 35 e 44 anos, Bolsonaro avançou quatro pontos percentuais em relação à pesquisa de 17 de agosto, e agora tem 36% das intenções de voto para o primeiro turno. Lula oscilou um ponto percentual para baixo e tem 41% das preferências.

Primeiro turno

Intenção de voto entre eleitores de 35 a 44 anos.

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 41%
  • Jair Bolsonaro (PL) – 36%
  • Outros – 12%
  • Branco/Nulo/Não vai votar – 12%

Empate entre eleitores com ensino superior

No recorte pelo nível de escolaridade, a pesquisa aponta que Lula e Bolsonaro empatam com 35% das intenções de voto no primeiro turno entre os eleitores com ensino superior.

Entre os que têm ensino médio, Lula possui 42% das intenções, e Bolsonaro, 34%. Já no eleitorado com ensino fundamental, Lula tem 51%, e Bolsonaro, 28%.

Para a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, o instituto ouviu 2.000 pessoas face a face entre 25 e 28 de agosto. O levantamento tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00585/2022.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fonte: CNN