Entre os dias 20 e 23 de junho, a cidade de Manaus (AM) receberá o evento Plantar & Transformar 2023, promovido pelo Instituto Gesto e Vetor Brasil.
O evento reunirá autoridades e especialistas nos temas educação e meio ambiente para discutir e promover a sustentabilidade, a equidade racial e as práticas pedagógicas na região amazônica.
O Plantar & Transformar, em sua segunda edição, contará com a presença de aproximadamente 70 participantes, incluindo prefeitos, secretários de educação e meio ambiente, líderes pedagógicos das secretarias de educação e da área ambiental dos municípios de Itacoatiara (AM), Manicoré (AM), Moju (PA), Presidente Figueiredo (AM) e Ulianópolis (PA), que são os territórios atendidos atualmente pelo programa Plantar, além de membros do time, investidores do Instituto Gesto e palestrantes renomados.
O programa Plantar é oferecido pelo Instituto Gesto e Vetor Brasil em parceria com secretarias municipais, e tem como objetivo promover a conservação das florestas da Amazônia por meio do avanço do desempenho educacional integral.
“O evento Plantar & Transformar visa valorizar e preservar a rica diversidade cultural e ambiental da Amazônia, promovendo práticas pedagógicas que proporcionem uma educação contextualizada e significativa para os alunos, ao mesmo tempo em que se preocupa com a conservação e sustentabilidade desse importante ecossistema”,destaca Maria Alice Nunes,coordenadora de sustentabilidade do Plantar e uma das idealizadoras do evento.
Paula Hopp, coordenadora do Plantar, enfatiza a importância da equidade racial para reduzir desigualdades educacionais na região amazônica.
“A equidade racial é um princípio essencial para garantir que todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica, tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade”, afirma.
Instituto Gesto e Vetor Brasil: mais impacto no setor público A fusão entre as duas ONGs vem sendo planejada desde o final de 2022 e acontecerá em 2023. A união de forças amplia caminhos para elaborar soluções sustentáveis e escaláveis em benefício do setor público brasileiro.
Alguns dos objetivos conjuntos da nova organização serão: gerar impacto social na educação de crianças e jovens e também na formação de líderes e órgãos; desenvolver a capacidade institucional dos governos e preparar profissionais para lidar com cenários complexos no setor público.
Sobre o Instituto Gesto O Instituto Gesto é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2021 com o apoio da Fundação Lemann para colaborar com o fortalecimento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros.
Antes de se consolidar como organização, sua atuação acontecia no programa Formar, iniciativa que segue em seu DNA e operação, contribuindo com a aprendizagem em redes públicas de ensino. A organização gerencia programas com metodologias customizáveis e baseadas em dados, construindo soluções que respeitem a realidade local e visem a perenidade e eficiência nos processos de gestão. Sobre o Vetor Brasil O Vetor Brasil é uma organização da sociedade civil (OSC) suprapartidária e sem fins lucrativos.
Desde 2015, atua na atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para trabalhar no setor público.
O objetivo é contribuir para a efetividade da gestão pública, a fim de potencializar a ação e impacto dos governos.
Serviço Plantar & Transformar 2023
Data: 20 a 23 de julho
Local: Tropical Executive Hotel Manaus – AM
PROGRAMAÇÃO 20/06 (terça-feira) MANHÃ ·
Abertura com prefeitos: “Por que Plantar Educação no meu território? Desenvolvimento sustentável na Amazônia · Almoço com prefeitos
TARDE · Educação para sustentabilidade e pertencimento ao território: O poder da atuação intersetorial 21/06 (quarta-feira)
MANHÃ · Financiamento da educação em 2023: Oportunidades de salário, educação e uso do VAAR e VAAT · Equidade racial na educação: Identidade e pertencimento ao território TARDE · Trilha Formativa pela Aprendizagem: Práticas pedagógicas na Amazônia 22/06 (quinta-feira)
MANHÃ E TARDE · Imersão em escola na comunidade Três Unidos, na zona rural de Manaus 23/06 (sexta-feira) MANHÃ E TARDE · Trilha Formativa pela Aprendizagem: Práticas pedagógicas na Amazônia