Foto: divulgação

O Brasil registrou em 2022 o maior número de casos de estupro desde 2011, de acordo com dados divulgados por meio do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em mais um ano em que a violência contra as brasileiras têm sido crescente no país, um projeto criado no Amazonas tem formado uma rede de apoio para mulheres vítimas de abuso sexual em Manaus.

O “Instituto Ana Por Elas”, fundado pela amazonense Ana Brito, vem sendo fundamental na vida de diversas mulheres que já foram vítimas de violência sexual. Aos 14 anos de idade, Ana foi abusada sexualmente e isso resultou em traumas na sua vida. Ainda adolescente, assustada, coagida e sem saber a quem recorrer, ela trilhou um caminho de desafios, traumas psicológicos e preconceito.

Após identificar sua paixão profissional, ela encontrou uma forma de prestar apoio a outras vítimas, proporcionando uma transformação de autoestima, seja com uma conversa amiga, apoio, cursos gratuitos, atendimento com psicóloga, advogada e um atendimento totalmente gratuito em seu próprio salão de beleza.

Com mais de 20 anos trabalhando no ramo da beleza ela pôde prestar diversos serviços, sem custo algum, sempre como forma de apoio.

Foto: divulgação

“É um trabalho diário e muito gratificante poder ajudar uma vítima de abuso sexual. Após o primeiro contato por nossas redes sociais, converso diretamente com as vítimas e, dentro dos nossos alcances, encaminhamos para voluntários do projeto. Temos psicólogos, advogados, assistentes sociais, entre outros”, disse ela.

As ações são realizadas há 10 anos de forma anônima. Entretanto, como uma forma de mostrar a importância da defesa dessa bandeira, Ana criou uma equipe para compartilhar de forma pública as histórias das amazonenses vítimas de abuso sexual que procuram o Projeto.

“Temos depoimentos de mulheres que buscaram o projeto, e tiveram sua autoestima transformada. Fazemos uma seleção com as histórias mais impactantes e convidamos para um café e um dia de beleza, totalmente gratuito, no salão mais você”, explicou.

A violência sexual é uma pauta que merece atenção da sociedade. Com muitas meninas sendo vítimas de abusadores dentro da própria família, Ana Brito diz que é importante que a escola e o sistema de saúde consigam identificar de forma precoce essas mulheres e crianças que estejam sendo vítimas.

No último domingo (10), Ana levou as mulheres assistidas pelo projeto para um passeio especial no Bosque da Ciência, que fica na Zona Sul de Manaus. O espaço é dedicado à divulgação cientifica, educação e lazer, que abriga uma vegetação florestal, animais da fauna amazônica de vida livre e atrativos para a visitação turística. Além disso, lá o visitante também encontra um ambiente de tranquilidade e relaxamento, inserido no meio da cidade, onde poderá aprender mais sobre a região amazônica, e vivenciar momentos de contato com a natureza.

Foto: divulgação

“A ideia principal foi levar as mulheres que são donas de casa para conhecer o local, visto que muitas delas estão deprimidas por sofrerem ou já terem sofrido algum tipo de violência”, disse.

Apresentadora do podcast Ana Por Elas, exibido todas às quartas, às 20h, pelas redes sociais do Quarto Poder Podcast, Ana disse que o intuito é levar informações para as mulheres vítimas de violência.

“Fundamental na vida de centenas de mulheres que possuem traumas psicológicos e irreversíveis, o ‘Ana Por Elas’ precisa continuar auxiliando e dando suporte à vítimas de abuso sexual. Para isso, é necessário a ajuda financeira e contribuições para que a iniciativa consiga trazer um alento e esperança a mais pessoas”, declarou.

Caso você precise de ajuda ou tenha o desejo de contribuir com o projeto, entre em contato por meio do Instagram: @anaporelas_.