O Núcleo de Assistência à Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) celebra, neste mês, sete anos de atuação em Manaus. A instituição acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de promover projetos voltados ao atendimento de adolescentes grávidas, famílias carentes e pessoas em situação de rua.
Para executar suas atividades, o Nacer depende de doações e ações beneficentes para a arrecadação de recursos. Neste mês, a instituição está promovendo a campanha solidária intitulada “7 anos de sorrisos”. Os interessados em contribuir com o abrigo podem fazer doações por meio do pix doacoes@nacer.org.br ou pessoalmente na sede da instituição, localizada na Rua 35, n°2, Conjunto Castelo Branco, no bairro Parque Dez.
A instituição também criou uma lista de materiais que podem ser doados, como 40 toalhas de banho, 16 toalhas com capuz para crianças, 16 jogos de lençol com elástico, 8 jogos de lençol para mini cama, 16 jogos de berço americano, 12 kits protetor de berço, 24 mantas de microfibra solteiro, 8 mantas de microfibra baby, 12 travesseiros, jogos de tapetes para banho com temática infantil, pano de prato, 9 toalhas de mesa de oito lugares, 8 jarras de suco de 2 litros, 20 pratos de refeição infantil, 20 copos de plástico, 2 tábuas de passar roupa, liquidificador, ferro de passar, máquina de lavar, máquina de secar roupas, batedeira planetária, espremedor de laranja, microondas, bebedouro, sanduicheira, ventiladores de torre, entre outros.
“Esta é uma data de muito significado para nós. Chegar aos sete anos de instituição, podendo ajudar tantas crianças e adolescentes que passaram por aqui, e que marcaram nossa trajetória. E, claro, nossos apoiadores, que contribuem tanto para que possamos continuar nosso trabalho. Queremos mudar mais histórias, ajudar sempre mais e trabalhamos para isso”, afirma o diretor do Nacer, Cleslley Rodrigues.
Ações do Nacer
Em suas ações, a instituição somou em 2021 mais de 500 intervenções de apoio, 35 encaminhamentos e cinco adoções. Com os acolhidos na instituição foram realizados projetos de integração, lazer e ensino como: Chef Júnior, Mãos que Semeiam, Educação Financeira, Educando Corações, Cuidando do Cuidador, Fazendo Minha História, Aprendiz Nacer, Feliz Aniversário e Pet Terapia: Meu Amigo Max, entre outros.
O Nacer realizou também melhorias na estrutura de sua sede com a reforma dos berçários e a aquisição de móveis para um melhor atendimento. Mas os ganhos não foram apenas materiais, no ano passado, a instituição também aprovou convênios com a prefeitura e o governo, inseriu acolhidos na rede de ensino e 23 adolescentes no mercado de trabalho, por meio do projeto Jovem Aprendiz.
Nas ações de abordagem social foram atendidas mais de 280 pessoas em situação e/ou moradia de rua, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, aos quais foram encaminhados para serviços de atendimento e acolhimento especializados.
“Ficamos gratos e com o coração cheio de alegria de podermos ajudar tantas pessoas, porque é este o nosso objetivo, acolher a quem precisa e dar a ela as condições de uma nova realidade”, afirma Cleslley Rodrigues.
O diretor da instituição destaca ainda um dos atendimentos, entre os vários de 2021, onde foi acolhida uma adolescente de 17 anos grávida, com a sua filha de três anos. Para a jovem, foi oferecida psicoterapia e acompanhamento educacional, além do Nacer traçar planos de ações de aluguel social, doação de móveis, inserção em benefícios sociais, projetos educacionais e de saúde.
“Hoje a jovem vive com a sua família, trabalha através do projeto Jovem Aprendiz e sua filha é acompanhada integralmente pelo Nacer. É este nosso objetivo, mudar realidades e proporcionar novos horizontes”, declara.