Três indígenas da etnia Tembé foram baleados nesta segunda-feira (7/8), em Tomé-Açú, município do Pará. O caso acontece em meio aos preparativos para a Cúpula da Amazônia que acontece em Belém, capital do Pará, entre os dias 8 e 9 de agosto. Presidentes sul-americanos da região amazônica estarão na cidade para debater questões ambientais e assuntos correlatos.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) reforçou o policiamento na região para conter novos conflitos. Segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), as vítimas seriam duas mulheres e um homem que foram socorridos. Os detalhes a respeito da ocorrência ainda não foram esclarecidos.
Protestos
Com as atenções direcionadas para o Pará, indígenas de diversas etnias se reuniram em Belém e protestaram contra a ação dos criminosos. “Diante da gravidade da situação e destes recorrentes ataques, exigimos que sejam tomadas providências urgentes no sentido de investigar e apurar rigorosamente estes crimes, com a devida responsabilização dos culpados”, cobrou a CPT.
*Confira a matéria completa no Metrópoles.