30.3 C
Manaus, BR
24 de julho de 2021
Bizarro Destaques

Inclusão: Dia Mundial do Braile, 46 milhões no Brasil com deficiência visual

O dia 4 de janeiro, comemora o Dia Mundial do Braile. O objetivo desta data é exatamente fazer com que se entenda a necessidade de inclusão da categoria para a escrita e de acesso aos livros, com relação aos deficientes visuais.

Segundo o Censo de 2010, cerca de 24% da população mostrava algum tipo de deficiência visual, no período, o que representa 46 milhões de brasileiros. As dificuldades para enxergar chega a 20%.

Considerando os que não conseguem ver de forma alguma e os com grande dificuldade, o índice cai para 3,4%, o equivalente a 6,5 milhões de pessoas. Do total, 582,6 mil são incapazes de enxergar.

Os demonstrativos do Relatório Mundial sobre Visão 2019, da Organização Mundial da Saúde (OMS), os números são de 2,2 bilhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual, contudo tem um quadro de prevenção ou tratamento cerca de 1 bilhão desse total.

A questão a considerar é que a incidência de deficiência visual é quatro vezes maior em países de rendas baixa e média, segundo dados da OMS.  

Através do Sistema Braile, a pessoa com deficiência tem a possibilidade de registro e aquisição de conhecimento e a escrita.  A inclusão ao mundo se dá pelo contato com a leitura especial, da linguagem.

Infelizmente a União Mundial de Cegos, constata que apenas 5% dos livros no mundo são transcritos para o Braile. Em países mais pobres, esse percentual cai para 1%.

O Sistema Braile foi criado pelo francês Louis Braille, em 1925. Cego após um acidente na oficina do pai, adaptou métodos utilizados por soldados franceses para comunicação noturna. A versão final foi apresentada por ele em 1837.

O sistema é baseado em pontos com relevo em papéis, que são apreendidos por meio do contato com a ponta dos dedos. Por meio da combinação de seis pontos, é possível fazer até 63 caracteres diferentes.

Fonte e foto: Conexão Amazônica

Publicações Relacionadas

Dicas para perder a “barriga de cerveja”

Redacao

PC-AM reforça combate à LGBTfobia e reafirma trabalho de apuração de agressões pela Delegacia Especializada

Shayenne Medeiros

Governo Wilson Lima tenta forjar gastos da Secretaria de Saúde

Flavia da Hora

Deixe um comentário

WhatsApp chat
takipçi al takip2018 takipcihilesi
takipçi al takip2018 takipcihilesi