Foto: Arquivo Pessoal

O IAMES é uma instituição com mais de 50 anos de atividades acadêmicas na Educação Básica e no Ensino Superior no Amazonas


Nesta segunda-feira (10) é comemorado o dia da abolição no estado do Amazonas, o Instituto Nacional Afro-origem (INAO) e o Instituto Amazônico de Ensino Superior (IAMES) celebraram um Termo de Cooperação Mútua para conceder um desconto de 60% nos cursos de ensino superior aos associados e dependentes legais das instituições. A parceria entre os dois institutos visa promover a inclusão e facilitar o acesso ao ensino superior para a população afrodescendente.

A parceria foi firmada na última terça-feira (4),  a campanha promovida pelos institutos abrange todos os cursos oferecidos pela instituição, incluindo Direito, Administração, Ciências Contábeis e outros. Para ter acesso ao desconto, os interessados devem apresentar a Identidade Afro-origem e documento comprobatório, enquanto os dependentes devem apresentar um memorando de encaminhamento e documento comprobatório.

O INAO, que atua há 10 anos na luta pela inclusão e no combate ao racismo, considera essa parceria com o IAMES uma grande vitória. O IAMES é uma instituição com mais de 50 anos de atividades acadêmicas na Educação Básica e no Ensino Superior no Amazonas, e oferece cursos de graduação, pós-graduação e atividades de iniciação científica e de extensão.

Christian Rocha, presidente da INAO e ativista da causa negra no Amazonas há 20 anos, destaca que o objetivo do projeto é promover e facilitar o acesso ao ensino superior para a população afrodescendente e seus dependentes, buscando reduzir a desigualdade e melhorar a qualidade de vida por meio do estudo. Rocha ressalta que a educação é fundamental para combater o racismo não apenas no Amazonas, mas em todo o Brasil. “O sentimento é que estamos lutando contra essa estatística que deixa o povo negro longe das salas de aula. Somente a educação pode reduzir o racismo no Amazonas e em todo o Brasil“, disse Christian Rocha.

Além dessa iniciativa, o INAO tem se envolvido em projetos sociais e políticos em prol da igualdade e do respeito. O instituto apresentou diversos projetos na Assembleia Legislativa do Amazonas, incluindo a proposta de impedir que pessoas que respondam por crimes de racismo e intolerância religiosa possam concorrer em concursos públicos e serem indicadas para cargos de confiança. Outro projeto visa tornar obrigatórios cursos de capacitação para educadores sobre a história da África, conforme estabelecido pela Lei 10.639/2003. Além disso, há propostas para oficializar o Dia da Comunidade Negra no Amazonas e tornar obrigatório o uso de câmeras nos fardamentos dos agentes de segurança pública.

Christian Rocha defende esses projetos como parte de sua campanha em prol da igualdade racial e do combate ao racismo. O INAO e o IAMES demonstram seu compromisso com a educação e a inclusão, buscando promover oportunidades e reduzir as disparidades educacionais enfrentadas pela população afrodescendente.