Em cerimônia realizada nesta terça-feira (22), a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) certificou 55 novos profissionais de saúde concluintes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da unidade. Com a nova turma, o hospital referência em cardiologia, psiquiatria e nefrologia no Pará, ultrapassou a marca de 500 de especialistas formados ao longo da história dos seus programas de residência.
Entre os formandos, 29 vieram do Programa de Residência Médica e outros 26 do Programa de Residência Multiprofissional. Pelo primeiro programa, a Fundação já formou 298 especialistas em Medicina Intensiva, Psiquiatria, Cardiologia, Nefrologia, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Hemodinâmica, e Urologia.
O segundo Programa é realizado em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e, ao todo, foram 207 especialistas formados para atuação nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, com foco em Saúde Mental, Saúde Cardiovascular e Nefrologia.
Durante a cerimônia, Ricardo Palheta, diretor-presidente da Fundação destacou ressaltou a relevância do momento e a contribuição dos residentes para o hospital. “É uma alegria muito grande celebrarmos este momento importante para o hospital e para os residentes. No que for possível, estaremos à disposição para contribuir em outras etapas da vida destes profissionais, seja na vida acadêmica ou na assistência direta”, ressaltou o Palheta.
Representando a coordenação da Comissão de Residência Multiprofissional da UEPA, Mary Elizabeth de Santana, falou sobre a importância da formação de novos profissionais, destacando a criação, por parte do Governo do Pará, do Programa Qualifica Saúde. “É um incentivo às atividades de pesquisa, ensino e extensão em saúde e um reconhecimento a todas esse trabalho de formação em saúde no Estado”, pontou a professora.
Umas das formandas foi assistente Social e agora especialista em saúde mental, Ana Margarida Gonçalves, que lembrou dos primeiros dias de aprendizado e os desafios vividos pelos colegas durante a formação. “Fizemos história! Fomos formados profissionais de saúde em meio a uma pandemia. Momentos importantes que nos fizeram viver a prática de uma maneira profunda e que irão guiar nossas carreiras”, disse Ana Margarida.
Hospital de Ensino – Reconhecido pelo Ministério da Educação como Hospital de Ensino desde 2013, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna mantém seus programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional desde 2004 e 2012, respectivamente. No próximo mês, 62 novos residentes iniciarão os estudos no Hospital de Clínicas que também é fonte de aprendizado para estudantes em graduação. Em 2021, foram 725 alunos encaminhados de instituições públicas e privadas de ensino superior para estágio no hospital.