Na manhã desta quinta-feira (07), mais um descaso foi registrado na saúde administrada pelo governador Wilson Lima (UB), em Manaus. Desta vez, o Hospital da Criança Zona Sul ficou sem energia elétrica, causando preocupação nos pais e trabalhadores que estavam no local. Conforme as primeiras informações, a queda de energia ocorreu antes das 7h, e só foi restabelecida depois das 9h. Segundo relatos de trabalhadores, o gerador da unidade não estava funcionando.
Em um grupo de mensagens por aplicativo, circulam diversas denúncias contra os descasos na saúde do governo Wilson Lima, onde um profissional afirmou que a falta de energia elétrica é algo frequente nos hospitais em Manaus.
“Falta de energia no Hospital da Criança Zona Sul, falta de pagamento de profissionais terceirizados ainda de algumas empresas. Entendam, nós não iremos melhorar a saúde pública nos omitindo a expor o que está acontecendo na saúde pública do estado do Amazonas. Faço um apelo a cada mãe, a cada pai e trabalhador que está nessas unidades passando por dificuldades, que façam as denúncias no grupo ‘Caos Saúde’, participem dos nossos grupos. Não há outra forma de melhorar a saúde pública no estado que não seja através do cidadão de bem se levantando contra todo esse mal que vem causando sérios problemas aos trabalhadores e a morte de crianças, idosos, adultos nas unidades hospitalares por falta de condições básicas. Não é nenhuma novidade a falta de energia nas unidades de saúde, mas é lamentável! E nós precisamos nos levantar contra isso, por favor”, pontuou o enfermeiro.
Nas redes sociais também circula um vídeo onde uma mulher mostra a correria entre funcionários e acompanhantes nos corredores da unidade, e chegam a afirmar que o gerador de energia, que deveria segurar os equipamentos essenciais, não estava funcionando no momento da falta de eletricidade.
Ver essa foto no Instagram
Em nota divulgada à imprensa, a direção do Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul, que pertence à Secretaria de Saúde (SES-AM), afirmou que houve um problema pontual de queda de energia na área de localização da unidade, por instabilidade no serviço prestado pela empresa Amazonas Energia.
“O gerador do hospital foi acionado. Não houve prejuízo no atendimento aos pacientes. A unidade segue funcionando regularmente”, diz a nota.