Um homem no Reino Unido extraiu cinco dentes com a ajuda de um alicate depois de sofrer uma dor “excruciante”, ao longo de um período de dois anos. Ao jornal britânico The Mirror, o fotógrafo Ferdi, de 51 anos, disse que não havia dentistas do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) disponíveis em um raio de 40 km de sua cidade natal, Wakefield.
Ele também procurou tratamento particular, mas não podia arcar com o custo estimado em 16 mil libras, o equivalente a mais de R$ 100 mil. Incapaz de suportar a dor por mais tempo, ele agiu por conta própria.
A primeira extração aconteceu no início da pandemia, quando ele estava agoniando de dor e descobriu que não conseguia nem mesmo consultar um dentista de emergência.
Ferdi conta que tomou a dolorosa decisão de extrair o dente ele mesmo, usando um alicate doméstico comum.
— Eu prendi o alicate no dente e comecei a puxar. A dor era simplesmente insuportável. […] Eu pensei, “apenas continue puxando. Continue puxando”. Então eu continuei puxando e foi uma agonia. […] O alívio de retirá-lo foi simplesmente fenomenal — contou ao Mirror.
Quando acabou, havia sangue por toda parte. Ferdi conta que esperava nunca mais ter que fazer isso. Mas, infelizmente, acabou realizando mais quatro extrações de dentes em si mesmo nos próximos anos.
Os primeiros dentes arrancados ficavam na parte de trás na boca, mas as extrações mais recentes ocorreram na frente, o que o deixou com o sorriso parecido com o de “uma criança de dez anos”.
Embora tenha acabado com a dor, a extração de cinco dentes dificultou atividades cotidianas, como comer.
— Não consigo mastigar nada. Estou tennho que mastigar minha comida usando meus dentes da frente, o que obviamente não é uma boa ideia. Quero dizer, seus dois dentes da frente não são projetados para mastigar, mas é isso que estou fazendo, e é apenas um pesadelo — disse.
Ele ainda está procurando um dentista para ajudá-lo, mas não consegue encontrar nenhum em um raio de 48 km. O atendimento particular também está fora de cogitação devido ao custo elevadíssimo.
A necessidade de recorrer a soluções caseiras para resolver problemas odontológicos, mesmo as mais complexas, como a extração de um dente, não parece ser tão incomum no Reino Unido. Uma pesquisa revelou que 21% das pessoas que não conseguiram uma consulta com um dentista do NHS ao longo do ano passado, recorreu à odontologia “faça você mesmo”
A odontologia “faça você mesmo” não tem lugar em uma nação rica do século 21, mas hoje milhões não têm opções e alguns estão resolvendo o problema por conta própria — lamentou Eddie Crouch, presidente da British Dental Association.
Fonte: Extra