A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento.
Antes de ler esta definição sobre a hipocrisia eu achava que era um mal da sociedade moderna, onde se fecha propositalmente os olhos para os nossos defeitos e problemas e se abre arregaladamente para os defeitos e problemas dos outros.
Agora, porém, acho que é quase uma necessidade básica, uma arte de viver. Vivemos fingindo que está tudo bem, quando na verdade, no fundo da nossa alma reside um descontentamento enorme e uma frustração maior ainda. Quando alguém nos pergunta se está tudo bem, automaticamente respondemos que sim. Se dissermos que não, que não está nada bem, somos vistos como pessimistas, grossos, ignorantes, vitimistas e melindradas. Não podemos discordar dos políticos, dos candidatos, de grupos sociais, de grupos religiosos. Se não podemos discordar nunca, está implantada a ditadura da hipocrisia.
Com a chegada da geração mimimi nos tornamos uns hipócritas profissionais, quando somos obrigados a concordar com ideias diferentes da nossa para não sermos taxados de intolerantes e preconceituosos.
Hoje ser hipócrita é ser politicamente correto.
EDSON BB DE JESUS – Só mais um hipócrita.