Foto: Divulgação

Gustavo dos Santos, da etnia Karapãna, é natural da comunidade Nova Cannã às margens do Rio Cuieiras no interior do Amazonas. O atleta possui o nome indígena “YWYTU”, que significa “vento” e  voar alto é o que ele deseja no tiro com arco.

O jovem faz parte do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024 e segue uma rotina intensa de preparação para conquistar uma vaga no próximo ciclo olímpico.

O arqueiro carrega na bagagem vários títulos nacionais e internacionais que marcam sua trajetória na modalidade. Gustavo iniciou no esporte em 2014 por incentivo de um projeto na região em que morava. Hoje, com 26 anos, o arqueiro já foi medalhista no Campeonato Brasileiro 2018, medalhista de prata nos Jogos Sul-Americanos 2018, na Bolívia, e conquistou o 4º lugar classificatória para as Olimpíadas de Tóquio. 

Com apoio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), o amazonense estará participando da Seletiva para o Pan-Americano que acontece em maio, no Rio de Janeiro, e que vale vaga para o Campeonato Mundial da modalidade, em etapas na Colômbia e Paris, nos meses de junho e julho. Além da competição nacional em dezembro, em Maricá (RJ), onde os três melhores no ranking irão compor a Seleção Olímpica Brasileira de Tiro com Arco.