Um convênio de quase R$ 502 mil, para aquisição de maquinários e equipamentos que serão utilizados na manutenção das estradas vicinais, essenciais para o escoamento da produção rural, sobretudo a oriunda da agricultura familiar, foi assinado nesta sexta-feira (18) pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e pela Prefeitura de Medicilândia, na Região de Integração Xingu.
A celebração da parceria ocorreu no município de Altamira, durante a agenda de trabalho do governador Helder Barbalho por municípios localizados ao longo da Rodovia Transamazônica (BR-230).Governador Helder Barbalho e o secretário Giovanni Queiroz (e) na assinatura do convênio
O governador lembrou que o município também já recebeu dois tratores, entregues pela Sedap. “Além desses dois tratores e do combustível que liberamos para Medicilândia, hoje, lá em Altamira, liberamos convênio no valor de R$ 500 mil para a agricultura familiar, para beneficiar o produtor de cacau, o produtor de açaí, para que possa gerar renda e emprego no campo, pois essa é a vocação de Medicilândia, graças ao agricultor, ao trabalhador e trabalhadora rural, que acordam antes de amanhecer e vão dormir tarde, com as mãos calejadas, fruto do trabalho, da determinação, do talento de cada um”, ressaltou o governador.
Pavimentação – Ele anunciou que no segundo semestre o governo do Estado vai liberar recursos para o asfaltamento dos distritos e outras áreas rurais de Medicilândia. “Para que o povo de lá tenha a mesma assistência e atenção”, frisou o governador.
Helder Barbalho informou ainda que vem sendo discutida a viabilização da pavimentação do centro da sede municipal até o Parque de Exposição, com a finalidade de adequar o espaço para ser um grande ponto de encontro dos produtores rurais.
O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, assinou o convênio, juntamente com o prefeito de Medicilândia, Júlio César do Egito. O secretário informou que a parceria visa à aquisição de maquinários e equipamentos para dar suporte à manutenção das estradas vicinais. Segundo ele, a parceria trará benefícios aos moradores e à economia do município, sobretudo aos agricultores familiares.
Medicilândia é o maior produtor de cacau do Pará. Levantamento publicado no site da Sedap mostra que, em 2020, o município produziu quase 45 mil toneladas do fruto. Com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), e apoio da Sedap, vários produtores do município participaram ano passado de importantes programações nacionais e internacionais. Medicilândia se destaca em concursos de cacau e chocolate dentro e fora do Brasil.
Texto: Rose Barbosa – Ascom/Sedap