O governador Helder Barbalho entregou, nesta terça-feira (22), a nova sede da Gerência Regional Administrativa do Araguaia (GRA) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará -IDEFLOR-Bio, no município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense. Na ocasião, foi entregue também uma lancha/voadeira, além de veículo novo, modelo caminhonete, para fortalecer as ações de monitoramento, prevenção e combate a incêndio nas Unidades de Conservação (UCs)- Área de Proteção Ambiental (APA),de São Geraldo do Araguaia e Parque Estadual Serra dos Martírios das Andorinhas- (Pesam).

A sede da Gerência da Regional do IDEFLOR-Bio tem como objetivo dar suporte para as equipes técnicas do instituto e pesquisadores no desenvolvimento das ações de gestão das políticas de preservação, conservação e uso sustentável da biodiversidade das UCs.

O espaço recebe também escolas para visitação no Pesam, e realiza ações junto a comunidade local, ações sobre a importância de desenvolver atitudes sustentáveis para a importância da preservação e conservação ambiental dos recursos naturais. Esse suporte se dá também no sentido de prover a logística das ações, bem como receber o público local e visitantes, dar informações e esclarecimentos sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão que ocorrem no Parque.

“Aqui temos uma reserva ambiental que é patrimônio do povo de São Geraldo do Araguaia e do Estado Pará”, disse Helder Barbalho. Hoje, entrego a nova sede do IDEFLOR-Bio, toda equipada, para que o Instituto possa melhor atuar nas ações de gestão e monitoramento das Unidades de Conservação (UCs) estaduais localizadas no município, além de auxiliar no fomenta da implantação dos Sistemas agroflorestais (SAFs), como estratégia de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar. Entregamos também um barco e um veículo para dar suporte nas ações da gerência regional do IDEFLOR-Bio em São Geraldo do Araguaia, disse governador

A presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson, reforçou o compromisso do governo do Estado, por meio do Instituto, com a preservação e conservação do meio ambiente, além da proteção de espécies ameaçadas de extinção. No município de São Geraldo do Araguaia estão duas das 27 Unidades de Conservação (UCs) estaduais administradas pelo IDEFLOR-Bio. As UCs têm como objetivo garantir a preservação dos ecossistemas naturais, promover o desenvolvimento sustentável e atividades de caráter científico, além de oferecer espaços em contato com a natureza, propício à melhoria da qualidade de vida da população.

Bengtson ressalta a importância dos investimentos do governo na gerência regional, além do aporte no valor de R$9 milhões provenientes de compensação ambiental para investimento nas (UCs), que vai garantir investimento em estruturação dos postos de monitoramento, torres de observação, fomento de sistemas agroflorestais, estrutura para o desenvolvimento de pesquisas, considerando que a região tem dois tipo de bioma , o cerrado e floresta amazônica 

“Com o aporte realizado, a nova gerência regional foi totalmente estruturada com ambientes climatizados, 2 salas, 1 recepção, biblioteca, 1 auditório, 4 alojamentos, 8 banheiros, copa cozinha, almoxarifado e garagem. A nova estrutura vai fomentar o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental, pesquisas e extensão realizadas de forma integrada com instituições municipais, estaduais e demais parceiros, proporcionando um alcance maior de nossas ações.

Além da reforma estrutural da base do IDEFLOR-Bio, recebeu também um veículo, modelo camionete e uma lancha/voadeira com capacidade para 10 pessoas fundamentais na realização de nossas ações.

A diretora de Gestão de Unidades de Conservação (DGMUC/IDEFLOR-Bio), Socorro Almeida, reforça que o Parque Estadual Serra dos Martírios das Andorinhas- (Pesam) será estruturado com os mesmos padrões do Parque Estadual do Utinga, em Belém e Parque Ambiental de Monte Alegre (Pesam). Os recursos provenientes de compensação ambiental no valor de nove milhões, serão investidos na construção de posto avançado; centro de visitantes; guaritas nos pontos de acesso ao Parque; duas torres de monitoramento de incêndios e observação turística; sanitários ecológicos, construção de estrutura na Casa de Pedra, para dar suporte à tradicional Festa do Divino, além de investimentos em ações de educação ambiental. 

“O Pesam abriga acervo de artes rupestres, a história da guerrilha do Araguaia, piscinas naturais de águas cristalinas, grutas, cavernas, uma infinidade de atrativos naturais. 

Para a preservação dessas riquezas capacitamos os moradores das comunidades do entorno, com o curso de “Condutor de Trilha e Caminhadas”, realizado em parceria com Secretaria de Estado de Turismo, o objetivo é que os moradores exerçam essa atividade nas unidades de conservação”, disse a diretora.

A gerente da Região Administrativa do Araguaia (GRA), Laís Mercedes, ressaltou a importância dos investimentos na nova base do IDEFLOR-Bio para o desenvolvimento das ações junto às comunidades do entorno das Unidades de Conservação(UCs). Na base acontece as ações de prevenção a incêndio, fomento do Projeto de Sistemas Agroflorestais -Prosaf, com apoio do Escritório Regional de Carajás, com plantação de mudas frutíferas e florestais em parceria com os moradores da Área de Proteção Ambiental (APA),de São Geraldo do Araguaia e Parque Estadual Serra dos Martírios das Andorinhas- (Pesam).

“Na base regional acolhemos os moradores das comunidades Santa Cruz, Ilha de Campo e Sucupira, que participam do processo de plantio de mudas , que posteriormente são entregues aos moradores das comunidades, que nos ajudam a manter a floresta em pé, plantando as espécies frutíferas e florestais em suas propriedades, a iniciativa fomenta a geração de renda e garante também o alimento para essas famílias”. disse a gerente

Unidade de Conservação

O Pesam é uma Unidade de Conservação criada em 1996, com aproximadamente 25 mil hectares. O Parque fica numa região montanhosa do sudeste paraense, na transição entre os biomas Amazônia e Cerrado, por isso apresenta vegetações típicas desses dois biomas.

A Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia – APA Araguaia é uma Unidade de Conservação da Natureza de Uso Sustentável, localizada integralmente no município de mesmo nome, na região sudeste do estado, onde se localiza o rio Araguaia, com suas belas praias. Pelo rio, se acessam alguns dos pontos mais bonitos da APA, como a famosa inscrição rupestre da Pedra Escrita e a Ilha dos Martírios (localizada no meio do Rio Araguaia) com inscrições em pedra datadas com mais de 8.000 anos (aproximadamente) que entre outras lembra o “Martírio de Jesus

A APA também conta com cachoeiras de elevada beleza cênica. Exemplos disso são “As Três Quedas”, “Riacho Fundo”, “do Spanner”, “do Honorato” e a “Sem-Nome”, bem como várias praias que se formam no Rio Araguaia durante o verão, a exemplo do “Remanso dos Botos”.

Fonte: Governo PA