Toda equipada, a maternidade canina integra vários investimentos do Estado no Batalhão de Ações com CãesO Governo do Pará entregou na tarde desta segunda-feira (07) a primeira maternidade canina da Polícia Militar, na sede do Batalhão de Ações com Cães (BAC), em Belém. Com vários equipamentos, como aparelho de ultrassonografia, incubadora neonatal e equipamentos laboratoriais e cirúrgicos, a maternidade se junta a outros investimentos na corporação.
O BAC também foi contemplado com a construção de 30 boxes, com solários, destinados aos novos cães; mais duas viaturas adaptadas para o transporte dos animais durante as operações; obras na estrutura física e duas novas ambulâncias para o Comando Militar de Saúde.Governador Helder Barbalho com um dos animais do BAC
“Estamos fortalecendo a estratégia do uso de animais do canil da PM. Com a qualidade desta estrutura, vamos garantir um ambiente adequado para cuidar dos nossos profissionais, e também compreender que os cães também fazem parte da corporação. Todos são fundamentais na estratégia de buscar drogas e nas demais atividades de segurança pública. Por isso, festejamos a entrega do Batalhão de Ações com Cães, agora reestruturado, com maternidade e todas as condições que permitirão um bom acondicionamento e a reprodução dos animais, possibilitando uma economia importante para a Polícia Militar”, ressaltou o governador.
O chefe do Executivo também destacou os demais investimentos. “Também ficamos contentes em poder entregar mais duas ambulâncias para a PM. Agora, são dez entregues na nossa gestão para incrementar a estratégia de saúde para nossos colaboradores da PM, e com isso fortalecer a proteção em saúde para os militares”, frisou Helder Barbalho.
Combate a crimes – Sobre a entrega da maternidade, o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, afirmou que vai contribuir com o combate à criminalidade em todo Estado, principalmente contra o tráfico de drogas. “A inauguração da maternidade do BAC é um passo muito importante para evoluir as ações de combate ao tráfico de drogas. A partir de agora, nós poderemos fazer a reprodução dos cães, utilizando as matrizes. E após períodos de treinamento, transferir os cães que estiverem aptos para atuar nos 144 municípios do Estado, fortalecendo o combate eficaz a diversos crimes”, frisou o coronel Dilson Júnior.Governador durante a entrega de ambulância
O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, também ressaltou a participação de cães treinados para o êxito das ações de segurança pública. “É mais um importante avanço do Batalhão Ações com Cães da Polícia Militar. A entrega desta maternidade irá possibilitar não só a reprodução dos animais de forma adequada, com todos os equipamentos necessários, mas também espalhar os cães por todo o Estado”, disse o secretário.
“Além disso, entregamos duas viaturas adequadas para que os animais possam ser transportados dentro dos padrões, tanto de higiene quanto de segurança, para que possam participar das ações. O BAC ganha um grande reforço, de mais de R$ 2 milhões, entre reforma da unidade, maternidade, solário, equipamentos e viaturas especiais, para que a gente possa expandir a ação e ter cães especializados não só no combate ao tráfico, mas também a explosivos e na busca de pessoas, para que possamos expandir cada vez mais esse trabalho”, acrescentou Ualame Machado.
O evento contou ainda com as presenças do chefe do Estado-Maior, coronel Marcelo Ronald; de oficiais comandantes de unidades da PM na Região Metropolitana de Belém, e de outras autoridades civis e militares do Estado.
Texto: Ascom/PM