O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (08), em pronunciamento nas redes sociais oficiais do Governo do Estado, a abertura de 23 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Platão Araújo, na zona leste de Manaus, para atendimento de pacientes com Covid-19.
Estão em processo de abertura na unidade cinco salas vermelhas, voltadas à assistência temporária para estabilização de pacientes graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde. O Governo aumentou a capacidade da rede estadual de saúde, saindo, em outubro, de 457 leitos exclusivos para Covid-19, para 1.400.
“Nós fizemos uma reforma no Hospital Platão Araújo, e hoje estamos abrindo 23 leitos de UTI e também estamos abrindo nos próximos dias mais cinco leitos na sala vermelha, que são aquelas unidades de cuidados intermediários. Só nas últimas duas semanas, fizemos a abertura de 160 leitos, e de outubro até hoje, saímos de 400 leitos para 1.400, ou seja, 1.000 leitos a mais no estado do Amazonas. Isso tem um impacto significativo na fila de espera, pois já conseguimos diminuir”, explicou o governador Wilson Lima.
No último dia 5 de fevereiro, foi ampliada a capacidade de atendimento do Hospital Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus. A unidade de campanha passou a operar com 103 leitos, sendo 81 clínicos e 22 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“O estado do Amazonas está entre os que mais vacinam no Brasil, proporcionalmente, é o segundo que mais tem vacinado. E aí eu faço um apelo às prefeituras do Amazonas para que continuem fazendo intensamente esse trabalho de vacinação, o chamamento daquelas pessoas que fazem parte desse grupo prioritário”, enfatizou o governador Wilson Lima.
O governador ainda pontuou sobre o andamento das entregas do Auxílio Estadual, que prossegue na capital e na região metropolitana. As entregas iniciaram na Calha do Juruá, nos municípios de Carauari, Ipixuna, Eirunepé, Envira, Guajará e Juruá.
O auxílio vai beneficiar 100 mil famílias em situação de extrema pobreza no Amazonas. O valor é de R$ 600,00 e será pago em três parcelas, de R$ 200,00 cada.
Fonte: Secom / Fotos: Diego Peres