Programa de capacitação do Idam atendeu produtores rurais da comunidade Tumbira
Objetivando o fomento à produção orgânica no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, durante o mês de janeiro, um curso de Agroecologia e Manejo da Produção Orgânica. A capacitação teve como participantes agricultores da comunidade Tumbira.
Segundo a engenheira agrônoma Maria Elizabeth de Assis Elias, responsável por ministrar o curso, a capacitação teve o intuito de fortalecer as habilidades dos produtores no aproveitamento dos recursos da propriedade na produção de adubos orgânicos, praguicidas orgânicos e o embasamento da legalidade para garantia e certificação dos produtos orgânicos.
“O fomento da produção orgânica é um dos componentes estratégicos para o aumento da oferta de alimentos saudáveis, diminuição nos custos da produção, geração de renda, sustentabilidade dos agrossistemas, além de possibilitar conhecimentos sobre práticas de manejo agrícola, isentos de praguicidas nocivos à saúde do homem e do ambiente”, disse Elizabeth.
Ainda conforme a engenheira agrônoma, durante o curso, além das aulas teóricas, os participantes puderam perceber, nas práticas de campo, que podiam produzir adubos orgânicos para os seus cultivos.
“Nós realizamos o curso em duas etapas, uma parte em aulas teóricas e outra com aulas práticas. Demos a parte dos conceitos para que eles entendessem o que era agricultura convencional, o que era agroecologia, produção orgânica e o que é um produtor em transição agroecológica. Depois passamos a falar das vantagens de se trabalhar com a produção orgânica e agricultura convencional, falando dos danos causados pelos agrotóxicos”, concluiu.
Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas