24.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Cidades

Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas e carteiras do Passe legal para familiares de PcDs

Uma nova entrega de cadeiras de rodas e de carteiras do Passe Legal foi realizada, nesta terça-feira (20/04), pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na sede do Núcleo da Pessoa com Deficiência (PcD) da pasta, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Ao todo, foram entregues dez cadeiras, entre universais, posturais e dinâmicas, além de um carrinho para uma criança espástica, com bastante rigidez e sem controle cervical postural. Foram ainda disponibilizadas dez carteiras do Passe Legal, documento que facilita a identificação de PcDs e garante o benefício de duas vagas gratuitas no veículo e/ou à meia-passagem (caso as vagas destinadas às PcDs já estejam ocupadas) no transporte rodoviário intermunicipal.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, explicou que a remessa de carteiras e do Passe Legal mostra o comprometimento e o respeito do Governo do Estado com as PcDs. “Precisamos inserir, dar acessibilidade e condições para as pessoas com deficiência. E isso ocorre por meio das cadeiras de rodas e também pelo Passe Legal. É uma demonstração de cidadania e de responsabilidade do governo”, garante a gestora.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, destacou, durante fala no evento, a importância de um governo que olha com carinho para a luta das pessoas com deficiência.

Mudança de vida e respeito

Responsáveis por algumas PcDs beneficiadas agradeceram a entrega das cadeiras e carteiras. Mãe de Julie Letícia, de 9 anos, Leyliane Lima Santana contou que é a primeira cadeira que a filha ganha. Para ela, o equipamento ajudará bastante na qualidade de vida da criança com tetraplegia.

“Com certeza, ela gostou [da cadeira]. Apesar de não falar, eu como mãe vejo que a minha filha está bem. Então eu fiquei feliz de ter ganhado uma cadeirinha para ela”, afirmou Leyliane, destacando ainda que o aparelho facilitará o transporte da criança até as consultas com fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Mãe de uma criança com deficiência, Amanda Oliveira explicou que o Passe Legal da filha ajudará no respeito com a menina, que é autista e não possui uma deficiência aparente. “O que pude perceber é que, não tendo o documento, a gente passa por muitas situações complicadas. Pessoas não entendem, pois, como autista, ela passava por muitos constrangimentos. Tenho certeza que o documento vai mudar a vida dela”, afirmou.

Solicitações 

O requerimento de cadeiras de rodas e do Passe Legal pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo PcD da Sejusc, na rua Salvador, 456, Adrianópolis.

O formulário para solicitação do Passe Legal pode ser retirado no próprio atendimento no Núcleo PcD. Já as cadeiras de rodas são solicitadas no setor de análise social. Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.

Com informações agência amazonas. Foto: Raine Luiz/Sejusc

Publicações Relacionadas

Polícia Civil do Amazonas solicita colaboração da população para localizar homem que desapareceu no Cidade Nova

Lara Tavares

Provas de estágio da Prefeitura de Manaus têm 74% de candidatos participantes

Fabiane Monteiro

Inscrições para estágio da Prefeitura de Manaus encerram nesta sexta-feira

Fabiane Monteiro

Deixe um comentário

WhatsApp chat