27 C
Manaus, BR
28 de setembro de 2020
Destaques Educação

Governo de Wilson Lima divulga informações imprecisas sobre o Amazonas no IDEB

O Governo Wilson Lima acabou divulgando informações que não batem com a realidade do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (15) e que também indica o desempenho dos alunos da rede pública estadual.

De acordo com a Seduc, a educação amazonense teria “crescido” e “alcançado” as metas nacionais. Porém, a realidade dos números é diferente e está disponível ao público pelo site do INEP.

Ensino Médio

Segundo o governo estadual administrado por Wilson Lima, “Ao alcançar os 3,5 pontos no Ensino Médio, a rede pública estadual se posiciona no ranking entre os 12 melhores desempenhos do Brasil”. No entanto, o IDEB de 3,5 pontos no Ensino Médio não alcançou a meta de 3,8 pontos prevista e recuou para a mesma pontuação do IDEB de 2015.

O Amazonas estar entre os 12 estados mais bem colocados, enquanto rede pública estadual, no Ensino Médio não é verdade. O INEP informa que o Amazonas está no 22º lugar, com pontuação empatada com o estado de Mato Grosso, no ranking nacional, e em 19º lugar, empatado com Roraima e Rio de Janeiro, entre as redes estaduais.

Ao invés de ‘subir a escada’, o Amazonas perdeu posições. Em 2017 era 18º no ranking nacional e perdeu 4 posições, caindo para 22º lugar. Caiu também entre as redes estaduais, de 16º para 19º.

Ensino Fundamental

De acordo com o Governo, o IDEB do Amazonas nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) seria o 9º melhor resultado nacional; e o dos Anos Finais (6º ao 9º ano) seria o 5º do ranking nacional. O que também não é verdade, como o Amazonas estagnou e perdeu posições entre os estados.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, conforme dados oficiais do INEP das redes de ensino estaduais, o Amazonas repetiu o IDEB de 2017, mas caiu do 6º para o 9º lugar, empatado com outras três redes estaduais (Minas Gerais, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul). No ranking nacional geral, o Amazonas é o 19º (perdendo 3 posições), com 4,6 pontos, bem distante do 5º lugar anunciado.

Nos Anos Iniciais, o estado do Amazonas também permaneceu estagnado, se mantendo no 11º lugar entre as redes estaduais, empatado com Tocantins e Rio Grande do Sul, mas perdeu 2 posições no ranking geral, de 17º para 19º lugar, empatado com Pernambuco com o IDEB 5,5.

Sem posição do governo

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria de Comunicação Social não se posicionou sobre o assunto.

Publicações Relacionadas

Termina hoje prazo para complementar inscrição no Fies

Redacao

Futebol: clubes não se entendem quanto à data para retorno do Carioca

Francisco Araujo

Governador Wilson Lima diz, que poderá recorrer na justiça contra processo de impeachment

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat