O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta quinta-feira (31) que a proposta de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para a educação é considerada pelo governo. Ao ser questionado sobre o número, Alckmin respondeu que o valor precisa ser debatido.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços participou, na manhã desta quinta-feira (31), da Reunião Global de Educação, organizada pelo Ministério da Educação e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Fortaleza.
Em janeiro, a Conferência Nacional de Educação (Conae) propôs a destinação de 10% do Produto Interno Bruto para a educação. O texto, aprovado no Conae, serve de base para o Plano Nacional de Educação (PNE), com validade de dez anos.
Leia Mais
União Brasil negociou controle do Orçamento de 2026 para tirar Elmar da disputa
Caiado chama PEC da Segurança Pública de “afronta” e “ação dissimulada”
Aliado de Kassab deve assumir Tribunal de Contas em São Paulo
“Nunca o dinheiro dá para tudo. Sempre a gente tem mais aspirações e necessidades do que o que tem. Governar é escolher e saber priorizar aquilo que é mais urgente e prioritário. A educação é a base da sociedade. Vamos começar fortalecendo o ensino infantil, o ensino fundamental e o ensino médio”, afirmou a jornalistas.
Durante a passagem por Fortaleza, Alckmin também fez elogios ao prefeito eleito da cidade, Evandro Leitão (PT). Leitão foi o único candidato do PT eleito em uma capital nas eleições municipais de 2024.
“[Evandro Leitão] fez uma campanha bonita. Médico tem olho clínico. Ele vai ser um bom prefeito. Tem sobriedade, gestão, espírito público, parceria com o governo do estado e com o governo federal”, disse.
12 congressistas são eleitos para prefeituras; saiba o que acontece
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo considera aplicação de 10% do PIB em educação, diz Alckmin no site CNN Brasil.