Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O pagamento do abono anual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), também conhecida como a parcela do 13º dos beneficiários, foi antecipado pelo governo federal.

Os pagamentos acontecerão em duas parcelas em maio e junho de 2023. Vale ressaltar que os valores dos benefícios foram reajustados, com base no anúncio do novo valor do salário mínimo feito no último dia 1º de maio. No total, cerca de 30 milhões de pessoas receberão o benefício, que contempla os segurados do INSS que, durante este ano receberam, por exemplo, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão ou por incapacidade temporária de trabalho.

O calendário de pagamentos se baseia no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do segurado do INSS.

De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, ao todo serão pagos R$ 62 bilhões aos beneficiários. Assim como acontece com os demais pagamentos de 13º salário, o pagamento do abono salarial do INSS será efetuado em duas parcelas.

O calendário de pagamento prevê datas distintas para os depósitos, priorizando aqueles que recebem o benefício no valor de até um salário mínimo.

Para estes, a primeira parcela começará a ser paga no dia 25 de maio, visando pagar primeiro os beneficiários que possuem o número 1 como último dígito do NIS. Aqueles que recebem mais do que um salário mínimo devem começar a receber a primeira parcela no dia 1º de junho.

Confira as tabelas de pagamento:


O calendário de depósitos ocorre de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário / INSS


O INSS irá pagar prioritariamente os beneficiários que recebem até um salário mínimo e, a partir de junho começa a depositar os valores daqueles que recebem mais que o mínimo / INSS

BrasildeFato