Depois de tantas manifestações que começou de forma pacífica no Centro da capital amazonense, embora com gritos de ‘fora Wilson Lima’, algumas pessoas passaram a agressividade.
Foram momentos difíceis acompanhados por todos em Manaus. No Aleixo, por exemplo, foram montadas barricadas para tentar impedir a passagens de veículos. Em frente a uma emissora de Tv, foram ateados fogo em pneus, para desorientar o trânsito.
Diante dos fatos e com a promessa de se estender até a Bola do produtor, as manifestações foram reprimidas através da polícia. Então o governador atendeu o pedido dos comerciantes para uma conversa.
A reunião começou às 22h da noite de sábado (26) e terminou às 01h30, na noite de domingo (27) e nela foi decidido pelo governador o seguinte: a partir de 28/12 até 11/01, o comércio funcionará de 8h às 16h. Os shoppings podem abrir de 12h às 20h, de segunda a sexta.
O horário nos sábados e domingos, é somente para drive through. Restaurantes e bares poderão funcionar com horários diferenciados, conforme o tipo de estabelecimento, (por exemplo, se servem almoço, será um determinado horário, se servem jantar, outro horário), de segunda à sexta. Nos sábados e domingos, só delivery. Festas e eventos estão proibidos.
Mas, entre as regras está um acordo de cooperação dos comerciantes e trabalhadores, que determina para as entidades presentes que façam algum esforço para ajudar no combate à pandemia de Covid19.
Entre os pedidos:
1) As empresas devem fazer o transporte dos colaboradores e oferecer máscaras e alcool em gel para colaboradores;
2) As empresas devem ajudar no tratamento dos funcionários doentes de Covid19.
O dia previsto para a volta a rotina normal é 11 de janeiro, considerando quea ocupação de leitos deve ficar abaixo de 85%, mas do contrário, o governo vai avaliar novas restrições.
Na reunião estavam presentes: Belizario Acer (Panamazonia), Rogério Perdiz (Grupo Dedé), Sérgio Band (Alemã), João Oliva Pinta (Oliva Pinto Logística) e Fábio Gobeth (Bertolini). Dr. Irani Bertolini também participou por videoconferência.
A decisão foi unanime, desta forma na segunda-feira (28), as atividades retornam na capital.
Fonte e foto: Panamazonia