26 C
Manaus, BR
22 de abril de 2021
Destaques Política

Governador assume a culpa ao comprar equipamentos inadequados

Foto: Secom

De acordo com o deputado Dermilson Chagas (Podemos) que afirmou na manhã da última terça-feira (28) que o governador Wilson Lima (PSC) ao comprar os ventiladores pulmonares inapropriados para o Hospital Nilton Lins, assume a culpa pela morte de vários pacientes. Será que ele assume essa bronca ?

Essa afirmação pode ser vista no documento quando a ex-gerente de compras da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Alcineide Pinheiro, e presa na deflagração ‘Operação Sangria’ da Polícia Federal, confirma em depoimento no dia 30 de junho, a existência de uma Comissão Interventora que tinha contato com os fornecedores e que, na sua opinião, o trabalho era interferir em processos licitatórios da Susam.

Em uma parte desse depoimento, ela diz ter informado verbalmente aos secretários João Paulo e Rodrigo Tobias que os respiradores da empresa Sonoar não serviriam para entubar pacientes, e que ambos “abanaram a cabeça e disseram “vai ter que comprar, é de ordem”, no seu entendimento, vinha do governador Wilson Lima (PSC), ou seja, o governador tinha total responsabilidade segundo o deputado Dermilson.

“Ele assumiu a culpa a partir do momento que ele comprou. Quantas pessoas morreram por falta de leitos ? Quantas pessoas deixaram de ser atendidas ? É isso que nós estamos falando, que ele assuma a culpa a partir do momento que ele compra um aparelho inapropriado relatado pela própria gerente de compras”, pontuou Dermilson Chagas.

O deputado Dermilson Chagas, diz ainda, que há relatos de vários funcionários da própria Susam de familiares que morreram. “É uma coisa óbvia saber através dos cartórios quantas pessoas de fato morreram, a partir daquele momento, por falta de um hospital, leito de UTI e medicamentos”.

Diante disto, resta esperar que órgãos como Ministério Publico (MP) investigue e apure os processos, licitações, pagamentos e indenizações que sofreram interferências dessa Comissão Interventora e a responsabilidade do governador Wilson Lima. Será que a CPI da Saúde dará andamento nesse caso ou terminará em pizza? Como o povo diz, eis a questão.

Publicações Relacionadas

Governo atualiza normas para comprovação de vida de aposentados

Francisco Araujo

Ministro da Saúde envia ao Palácio de Cotações para substituir Wizard | Bela Megale

Francisco Araujo

Deputado entra com processo contra o arquivamento do pedido de impeachment de Wilson Lima

Fernanda Lopes

Deixe um comentário

WhatsApp chat