Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça determinou que a Rede Globo pague cerca de R$ 15 mil a um comerciante que foi alvo de uma informação falsa no programa Bom Dia São Paulo. As informações são do colunista Rogério Gentile para o UOL.

De acordo com a publicação, o programa exibiu em março de 2016 uma reportagem em que um comerciante havia atirado em um motorista que estava disputando um racha e bateu com o automóvel em sua loja de pneus.

“O dono da loja achou que era um bandido tentando entrar e saiu atirando”, dizia a reportagem.

O comerciante provou à Justiça que não estava no estabelecimento no momento dos fatos e sim jogando futebol com amigos.

No processo aberto contra a emissora, ele afirmou à Justiça que, depois da reportagem, perdeu clientes e a loja passou a ficar sempre vazia, “sem falar na tristeza de ser apontado como atirador”.

A Globo argumentou à Justiça que em nenhum momento exibiu o nome do comerciante ou a sua imagem, assim como não identificou o estabelecimento.

“Foram expostas todas as versões apresentadas. Ao final, foi confirmado expressamente que o dono da loja não teve nada a ver com o incidente”, afirmou a Globo.

A emissora foi condenada em todas as instâncias e não pode mais recorrer, uma vez que o processo transitou em julgado. Pode-se apenas questionar o cálculo da atualização dos valores, considerando juros e correção monetária.

Bahia Notícias