27 C
Manaus, BR
6 de julho de 2020
Cultura Empreendedorismo

Gastronomia global em Manaus

Quem não gosta de um bom café, sanduiche americano ou uma original comida árabe? O mercado gastronômico se reinventa não somente nos pratos de grandes chefes, mas vem se consolidando e adquirindo visibilidade do publico manauara.

Pensar em globalização gastronômica na cidade é possível, basta um local apresentar uma versatilidade, tenha certeza que terá um olhar diferente dos clientes. Conheceremos três lugares que fara você viajar por países distantes sem pegar avião, o passeio é por nossa conta e garantimos uma culinária de alto padrão.

Restaurante Shauwerma

Nossa primeira escala é no mundo do oriente médio, o restaurante Shawerma, localizado no conjunto Vieiralves oferece os visitantes uma verdadeira culinária árabe com especiarias vindo de fora do Brasil.

O restaurante tem direção da família árabe Awwad, logo na entrada nos deparamos com uma entrada temática, com decoração voltada pra cultura, nas paredes encontra-se trechos do alcorão (livro sagrado da religião islâmica), tapetes decorados, música ambiente, e os próprios donos vestidos como verdadeiros palestinos.

Hamida Awwad filha de pais palestinos, gerencia junto com seu esposo e um casal de filhos o restaurante de quase três anos. ”Começamos com uma panificadora depois, montamos o Shawerma, foi um sonhos realizado. Trabalhos em família dividimos os afazeres e oferecemos ao nosso publico uma culinária típica árabe, meu esposo que fica no mando da cozinha” destacou Hamida.

Com cardápio de agradar os olhos, Awwad falou que o carro chefe é o famoso shawerma de carne: “Nosso cardápio é bem variado temos, kafta, homus, cordeiro assado e o famoso falafel em versão vegetariana.”

E pra quem tem curiosidade ou gosta o estabelecimento oferece aos clientes narguilé e doces vindo direto das arábias.

restaurante shawarma áraberestaurante shawarma áraberestaurante shawarma áraberestaurante shawarma árabe

Sufi Café

Agora vamos de cafeteria, o Sofi café, de origem Iraniana proporciona uma vigem para Ásia Ocidental. O café persa é um diferencial no cardápio, assim como o sanduíche kabab kubideh, o chá persa e outros doces.

O empresário Iraniano Payman Agahnejad, que está a mais de 30 anos longe do país tinha um sonho em montar algo que lembraria sua cultura: “era um sonho ter um negócio voltado para minha origem, são anos longe, cheguei ao Brasil com 19 anos, hoje compartilho um pouco da gastronomia como forma de manter viva minhas lembrança, uma pedaço da minha infância e adolescência todos os pratos tem o tempero de saudade”.

Pensando nesse diferencial Agahnejad, montou no centro de convivência da UFAM o estabelecimento, oferece aos seus clientes comidas com temperos típicos da região.

O espaço ganhou o paladar da universitária Jaqueline Carvalho do curso de história, “Gosto muito do café, o ambiente é temático, aconchegante, e as meninas que trabalham aqui são super gentis, a comida é realmente especial, nunca viajei para o Irã, mas através das comidas posso ter essa experiência” ressaltou a jovem de 25 anos

O sabor peculiar, cafeína com aroma marcante, chama atenção dos universitários e professores.

cafeteria sufi cafécafeteria sufi café

Brunch diner e coffee

Para fechar nosso passeio com chave de ouro nossa última parada é os Estados Unidos. A sensação é estar em uma lanchonete tipicamente americana. Vamos para terra dos deliciosos waffles, donnuts, panquecas, burgers e hot-dogs sem sair da cadeira.

É esse o convite pensado pelos proprietários do Brunch, Helena Marinho e Paulo Henrique Pereira.

Tudo começou quando voltaram dos Estados Unidos e não encontraram nada em Manaus que oferecesse pratos típicos americanos. “Queríamos ter a sensação de estar na Disney novamente, mas infelizmente não encontramos nada parecido na cidade” disse o Engenheiro Civil Paulo Henrique Pereira.

Uma oportunidade de negócio começava a ser formar para o jovem casal que foi procurar se especializar fora do estado, com cursos voltado para gastronomia e atendimento ao publico. Tudo preparado resolveram abrir o restaurante tipicamente americano, com direito as poltronas, meses, corres marcante, musicas e claro com cardápio típico de filmes.

“Temos o cuidado em oferecer uma comida de qualidade, o diferencial da nossa cozinha é que procuramos preparar tudo de forma natural, as caldas, sucos, próprio bacon ” ressalta Helena Marinho.

Brunch Diner & CoffeeBrunch Diner & CoffeeBrunch Diner & CoffeeBrunch Diner & Coffee

Brunch diner e coffee tem decoração que mais parece um set de filmagens proporcionando aos visitantes uma lembrança fiel de uma lanchonete dos Estados Unidos. “O intuito é trazer essa sensação de estar fora de Manaus, tanto para quem já teve a oportunidade de ir a Disney, quanto para quem nunca foi e só conhece pelos filmes e séries.” Concluiu Helena.

Ficou curioso e com uma vontade em degusta as delicias americanas, eles ficam no bairro Aleixo V8 center, segue eles no Instagram @brunchweb.

Gostou das dicas? Espero que sim, agora é reunir a família no final de semana e degustar de uma excelente culinária diferente!

Publicações Relacionadas

Turistas estrangeiros são embalados em show do Caprichoso com ritmo o “Amor está no ar”

Francisco Araujo

Mostra de Artesanato em Parintins vai gerar renda para artesãos

Redacao

‘A Arte da Guerra – Sagas Fantásticas’ terá única apresentação no Teatro Amazonas

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat