Nenhum dos técnicos semifinalistas da Copa do Brasil começou o ano trabalhando no clube. As semifinais que começam, nesta quarta-feira (02), com Atlético x Vasco e Flamengo e Corinthians mostram como a dança das cadeiras no futebol brasileiro é intensa.
Com a recente demissão do técnico Tite do Flamengo, nenhum dos técnicos que estão no banco hoje começaram o ano comandando suas equipes. Tite chegou ao Flamengo em Outubro de 2023 e mesmo vencendo o Campeonato Carioca, nunca caiu nas graças da torcida rubro negra.
Leia Mais
Brasil vence Ucrânia com show de Dyego e vai à final da Copa do Mundo de Futsal
Presidente do Corinthians sofre tentativa de assalto no Rio de Janeiro
Sem Dibu e com Messi, Argentina é convocada para as Eliminatórias
Após eliminação da Libertadores pelo Penarol do Uruguai e uma vitória magra contra o Athletico Paranaense no Maracanã acabou demitido pela diretoria. Então no confronto de hoje, às 21h45, o Flamengo vai estrear no banco Filipe Luís contra o Corinthians. O ex-lateral que se aposentou ano passado chega para a partida com apenas dois dias de treinos.
Já o adversário Corinthians trocou de técnico duas vezes na temporada. Começou o ano com Mano Menezes que foi demitido após cinco derrotas seguidas no início do Campeonato Paulista.
No seu lugar entrou António Oliveira que também durou pouco. Após uma derrota para o Palmeiras, o português foi desligado com o Coritnhians na zona de rebaixamento do Brasileirão. O argentino Ramón Díaz, ex-Vasco da Gama, foi o escolhido para tentar salvar o timão do rebaixamento e tentar levar o time para a final da Copa do Brasil.
Vasco
Ramón Diaz começou o ano no Vasco. Chegou ao clube em Julho de 2023 e conseguiu manter o Vasco na série A do Brasileirão. Mas a temporada 2024 não o que a torcida esperava.
Sem chegar nas finais do Carioca e com uma campanha ruim no Brasileirão acabou demitido após sofrer uma goleada em casa para o Criciúma por 4×0 na quarta rodada.
Na sua vaga o clube apostou no português Álvaro Pacheco, mas durou pouco. Depois de 30 dias e quatro jogos, sendo uma goleada de 6×1 sofria para o rival Flamengo, o português foi demitido.
Quem vai comandar o time na semifinal é Rafael Paiva, solução caseira encontrada pela direção. Rafael Paiva era o técnico do Sub-20 e assumiu o clube exatamente na terceira fase da Copa do Brasil.
Após despachar o Fortaleza e deixar o Vasco longe da zona de degola do Brasileirão é o segundo técnico com mais tempo no cargo.
Mais longevo
E dos 4 técnicos restantes na Copa do Brasil, o mais longevo é Gabriel Milito, do Atlético-MG. O argentino chegou à cidade do Galo em Março para substituir Felipão que fazia um trabalho ruim no Campeonato Mineiro.
Milito surpreendeu no início do trabalho sendo Campeão mineiro em cima do Cruzeiro no Mineirão e fazendo a segunda melhor campanha da fase de grupos na Libertadores. Apesar de uma campanha irregular no Brasileirão, Gabriel Milito vai bem nas copas.
Além de classificar o Galo para as semifinais da Copa do Brasil contra o atual campeão São Paulo, também disputa a semifinal da libertadores da América.
Tempo no cargo
1º Gabriel Milito – Chegou ao Atlético MG em 24/03
2º Rafael Paiva – assumiu o Vasco em 29/04
3º Ramon Diaz – contratado pelo Corinthians 15/07
4º Filipe Luís – Apresentado no Flamengo dia 01/10
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gabriel Milito é técnico mais longevo entre os semifinalistas da Copa do Brasil no site CNN Brasil.