FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCP

Festribal foi um dos eventos que contaram com monitoramento do Departamento de Vigilância Sanitária

Em festivais folclóricos do Amazonas, uma das atividades de monitoramento de saúde e prevenção de doenças inclui os cuidados com a alimentação, visando a realização das boas práticas de manipulação e serviços de alimentos nas festividades. Essas ações são realizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM). 

Somente em 2023, equipes da FVS-RCP, por intermédio do Departamento de Vigilância Sanitária (DEVISA), já estiveram em quatro municípios fazendo o monitoramento sanitário das iniciativas que ocorrem em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (Semsas) dos lugares onde ocorrem as festas. 

Um dos eventos onde foi realizada essa ação, o 25º Festival Cultural das Tribos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), foi realizado de 30 de agosto a 3 de setembro, em São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). Na oportunidade, a equipe da FVS-RCP também atuou no monitoramento sanitário durante o aniversário de 133 anos do município, no domingo (03/09). 

A equipe do Devisa contou o apoio da Secretaria Municipal de Obras do município (Semob) e da Guarda Civil Metropolitana de São Gabriel da Cachoeira. “Essa é uma ação importante que a FVS desempenha em parceria com os municípios, atuando de forma integrada para prevenção de doenças à população que marca presença nos festivais”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

Antes e durante o 25º Festribal, a equipe técnica realizou abordagens a 92 estabelecimentos de alimentação, como bares, restaurantes e buffets que comercializaram alimentação ao público. Também foram alvos de visitas técnicas da vigilância sanitária, dez estabelecimentos do ramo de hotelaria. 

“Nas ações voltadas à alimentação, por exemplo, o objetivo é garantir que sejam cumpridas as orientações para as boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos que são servidos para a população presente no evento”, ressalta o gerente de produtos do Devisa na FVS-RCP, Jimmy Torquato, acrescentando que a atuação começa antes do evento iniciar com a orientação preventiva aos comerciantes sobre a importância da manipulação de alimentos adequada.

Durante o evento, o objetivo é intervir nos riscos sanitários que ocasionam danos à saúde pública, impedindo a comercialização de alimentos inadequados, como os mal higienizados e demais inexistências das boas práticas necessárias. No 25º Festribal não houve intercorrências. 

“Ter o apoio da FVS foi de suma importância para toda a equipe do nosso setor, assim como para toda a comissão do Festribal, pois nos passaram muitas informações essenciais para a realização e execução de todas as demandas, além de deliberar de forma clara e objetiva orientações de fácil entendimento tanto para nós, quanto para os munícipes”, disse a coordenadora da vigilância sanitária de São Gabriel da Cachoeira, Simone Garrido.

Outros municípios

Além do 25º Festribal, em São Gabriel da Cachoeira, a equipe da FVS-RCP esteve presente, realizando o monitoramento de saúde, nos seguintes eventos de massa: 25º Festival de Cirandas em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), e 31ª Festa do Cupuaçu, realizada de 28 a 30 de julho, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

Contato para imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)